Nos seis primeiros meses de vida do recém-nascido o leite materno é a primeira e principal fonte de nutrição. Trata-se de um alimento completo, fornecendo nutrientes em quantidade adequada, componentes para hidratação e fatores de desenvolvimento e proteção como anticorpos, leucócitos ( glóbulos brancos), macrófago, laxantes, lisozimas, fibronectinas,ácidos graxos e outros contra infecções comuns da infância, isento de contaminação e perfeitamente adaptado ao metabolismo da criança.
Mas para que a amamentação seja realizada de modo correto não precisa ter nenhum receio, amamentar faz parte da natureza feminina e na realização de tal procedimento é necessário retirar o seio da peça íntima para que, tanto o bebê quanto a mãe, fiquem a vontade.
Há algumas mamães que se estiverem em espaço público ficam com tanta vergonha de amamentar o filho que são capazes de deixa-los com fome ou se escondem para amamenta-los. Outras já ficam munidas com mamadeira para evitar a cena da amamentação natural. Sabe-se que nenhuma destas atitudes apresentadas são corretas. Não precisa ficar com receio e, de qualquer forma, onde quer que esteja, quando o seu bebê estiver com fome ele vai reclamar (através do choro).
Por tanto mãezinha, se sente vergonha de amamentar seu filho em público, é simples, basta utilizar um sutiã apropriado para amamentação e cobrir o seio com uma fralda.
Caso sentir que ainda não está preparada para amentar seu filho em público, procure um local mais calmo para amamenta-lo. O ato de amamentar é singelo e não precisa ter vergonha de pratica-lo em público.
Observação
* Amamentar o bebê reduz riscos do câncer de mama;
* Após os seis meses de amamentação é recomendado que o bebê comece a consumir alimentos mais forte e sustentável ( assim como as papinhas). Atenção, retire o leite aos poucos e se sobre acompanhamento médico;