Segundo informações do Wikipédia o Club de Regatas Vasco da Gama é uma agremiação esportiva carioca (Rio de Janeiro) que foi fundado em meados de 1898, más precisamente no dia 21 do mês de agosto (mês 08). O Club de Regatas Vasco da Gama foi fundado por um grupo de remadores, que homenagearam o navegador português Vasco da Gama, nomeando o clube com o nome do navegador. Até a atualidade o nome do clube permanece intacto.
Há relatos de que a torcida vascaína é a quinta maior torcida do Brasil (pesquisa realizada Instituto Data Folha em meados de 2010). O Club de Regatas Vasco da Gama define seu estatuto como uma “sociedade Civil”, tendo sua sede e foro no Rio de Janeiro e sem a finalidade de constituir fins lucrativos, e então se caracterizando como entidade recreativa, educacional, desportiva, filantrópica e assistencial.
O Club de Regatas Vasco da Gama, era um clube que lutava contra dos preconceitos sociais e raciais em meados dos anos 20, e para defender até então a sua luta pela democracia, o clube passou a utilizar uniforme preto, vermelho e branco, cores essas que se encaixam na ideia de uma grande comunhão de etnias. A parte vermelha do uniforme está situada na cruz, simbolo forte e que possui um forte aspecto religioso, porque o mesmo representa a Ordem Militar de Cristo, tendo como significado a religião e a guerra (pessoas guerreiras).
Você sabia ?
Que no dia 2 de julho do ano de 2007, o governador Sérgio Cabral Filho do Rio de Janeiro, sancionou o projeto de lei nº 5.052, criando então o Dia do Vasco, data essa que comemora e homenageia a fundação Club de Regatas Vasco da Gama.
Hino do Vasco
(Lamartine Babo)
Vamos todos cantar de coração:
“A cruz de malta é o teu pendão!”
Tens o nome do heróico português.
Vasco da Gama, tua fama assim se fez.
Tua imensa torcida é bem feliz,
Norte-Sul, Norte-Sul deste Brasil.
Tua estrela, na terra a brilhar
Ilumina o mar.
No atletismo és um braço,
No remo és imortal,
No futebol és um traço
De união Brasil-Portugal.
Segue logo abaixo uma música direcionada ao Clube de Regatas Vasco da Gama.
Meu Pavilhão
(música de Ernani Corrêa e letra de João de Freitas)
Vasco da Gama evocas a grandeza
Daqui e d’além mar
Teu pavilhão refulge de beleza
Perene a tremular!
Dos braços rijos de teus filhos,
O mar sagrou-te na história!
Reflete pelos céus em forte brilho
O cetro que ostentas da vitória!
Na cancha és o pioneiro!
És o mais forte entre os mil!
Com a fama que ecoa no estrangeiro
Elevas o esporte do Brasil!