A toxoplasmose é uma infecção causada pelo parasita Toxoplasma gondii, que pode estar sendo encontrado em animais de diversas espécies, principalmente nos felinos, que são os hospedeiros definitivos. A infecção pode ser causada por:
. Transfusões de sangue ou transplantes de órgãos;
. Descuido ao manipular a caixa de excrementos de gatos;
. Comer terra contaminada;
. Comer carne crua ou mal cozida;
Atenção: A infecção também pode ser transmitida de uma mãe infectada para seu bebê, quando gravida, por meio da placenta. E o nome específico da doença será Toxoplasmose Congênita.
Sintomas
A maioria das infecções que são consideradas primárias, não produz sintomas. Mas já àqueles que os sintomas tendem a aparecer, eles podem esperar cerca de uma à duas semanas, para com que sejam visíveis.
Imunológico saudável:
* Linfonodos aumentados na cabeça e no pescoço
*Dor de cabeça
*Doença branda com febre, similar à mononucleose
*Dor muscular
*Dor de garganta
Imunodeprimidas:
* Confusão
* Febre
* Cefaleia
* Inflamação da retina que provoca visão borrada
* Convulsões
Diagnóstico e Tratamento
O diagnóstico só poderá estar sendo realizado por meio de diversos exames, como:
. Títulos de anticorpos para a toxoplasmose
. Tomografia computadorizada do crânio
. Ressonância magnética da cabeça
. Exame com lâmpada de fenda
. Biópsia do cérebro
Feito os exames e constatado a doença é hora de iniciar o tratamento que pode estar variando de acordo com o caso. Por exemplo, existem aqueles que não vão precisar do tratamento, pois não possuem nenhum tipo de sintoma, são assintomáticas. Mas vão ter aqueles como os portadores de Aids que devem prolongar o tratamento devido o sistema imunológico estar mais debilitado.
E tem aqueles que vão precisar tratar a infecção apenas com medicamentos mais leves, como os antibióticos. Mas que além desse tratamento por meio de remédio, também, vão ter que tomar algumas ações preventivas, como as citadas abaixo.
Ações Preventivas
. Evitar comer carne mal cozida;
. Congelar a carne a -20 C por 2 dias;
. Lavar bem as mãos antes e depois de manipular qualquer coisa, principalmente alimentos e a caixa de excrementos do animal de estimação.
. Evitar ficar muito próximo de gatos, principalmente se estiver grávida.