As vantagens do Crossfit

Procure um profissional capacitado na área.

O CrossFit é uma modalidade que esta sendo bastante buscada pelos  desportistas dos dias de hoje, pelo fato dele oferecer diversas vantagens ao corpo e também, ao organismo. Porém, muitas pessoas, ainda  não sabem ao certo do que ele se trata, e quando o vêem em algum lugar, logo acham difícil, pelo fato dele requerer muito condicionamento físico. E uma parte disso é verdade, mas o que eles não sabem, e que esse condicionamento pode ser ganhado com o tempo. No mais, vejamos abaixo o que ele é, e quais são as suas reais vantagens. Acompanhe!

O que é

Ele é  um programa de treinamento de força e condicionamento físico  geral, que por sua vez, proporciona uma ampla adaptação fisiológica para qualquer tipo de pessoa, independente de sua idade, sexo ou nível físico, pois todas as atividades desempenhadas dentro do programa elaborado pelo profissional, podem estar sendo executadas com diferentes níveis de carga e complexidade, ou seja, elas são realmente adaptadas a diferentes condições físicas.

Procure um profissional capacitado na área.
Créditos da Imagem: http://www.ocioyestilo.com/a-practicar-crossfit/

Vantagens

Ele tem como intuito principal,  gerar uma maior otimização de todas as capacidades físicas, trazendo consigo como vantagem, as seguintes coisas:

* Maior resistência cardio-respiratória

* Maior resistência muscular

* Força para realizar determinadas situações.

* Flexibilidade para se mover mover e se adaptar a diversos movimentos e posturas, pedidas ou não, no dia-a-dia. 

* Potência ao elaborar uma tarefa que exige força e de mais, meios de um bom condicionamento físico e psicológico. 

* Velocidade nos movimentos. 

 * Coordenação ao desempenhar uma tarefa.

* Agilidade, equilíbrio e precisão.

* Redução de medidas e percentual de gordura.

* Redução de stress.

* Definição de tônus muscular.

* Gera espírito de equipe.

* Aumento da auto-confiança.

*  Prevenção de lesões.

Como funciona

Nele os atletas e praticantes, tem de fazer: o aquecimento, a prática de uma técnica ou segmento de treinamento de força e logo depois, o WOD (workout of the day), ou ainda o treino do dia. Todavia a montagem do WOD pode estar variando de acordo com o dia, mas normalmente ele tende a incluir uma mistura de exercícios funcionais de alta intensidade com variações de aproximadamente 5 a 20 minutos.

No mais, o seu principal equipamento para ganho é o corpo. Mas, também pode ser utilizado técnicas e equipamentos específicos, como: barras e anilhas olímpicas, kettlebells, pesos livres, cordas, caixas, bolas, pneus, argolas, elásticos, correntes entre outros. Enfim, tudo trabalhado ali, pode estar sendo realizado em casa, desde que já se saiba o que esta fazendo. E se gostou do que leu, pode estar procurando uma academia profissional, para realizar a arte ou ainda, aprendendo para repassa-lá. Legal, não é?!

Como malhar costas com barra de supino reto

Todo é qualquer exercício físico vai exigir muito cuidado, ainda mais quando esse estiver elevado com pesos, que talvez não consiga se suportar por algum motivo. Então para que nada de errado aconteça, a primeira coisa a se fazer é uma avaliação física. Por meio dela o seu instrutor de atividades, vai saber o que você pode estar fazendo e também tudo aquilo que deve ser evitado. Então no momento em que ele te perguntar se tem algo ou sente, não minta. E se não souber responder procure um médico especialista na área e faça um checape. Pois somente conhecendo bem o seu corpo é que el poderá passar as atividades e começar a trabalhar tudo aquilo que deseja.

Feito isso, o seu instrutor vai iniciar o seu treino, nele, ele deve analisar a quantidade de peso adequada para cada parte do seu corpo. E caso você perceba que aguenta mais, mas que porém sabe que vai se machucar ou fazer mau, pare por ali mesmo, só vá até onde realmente é apropriado, pois se prosseguir, poderá ter grandes problemas futuros ou até mesmo instantâneos.

Grande parte dos homens, gostam de ter as costas todas divididas, enfim, bem trabalhadas. E para isso fazem bastante o supino com barra reta. Ele vai ajudar a trabalhar a musculatura das costas, ombos, tronco e braços e dependendo da maneira como feito, pode ser que trabalhe até mesmo, o bumbum e as pernas. Então tudo vai ser uma questão de saber fazer! E para isso preparamos um vídeo, que foi lançado no vlog do sixpack shorcuts Brasil.

Como malhar costas com barra de supino retoAli ele ensina duas séries, tanto com exercícios que podem estar sendo feitos em casa, como na academia, o que seria mais apropriado, pois ali, ao menos, terá o auxílio do seu treinador. Acompanhe a seguir, os passos dele e depois descubra quais são os quatro erros mais graves cometidos ao praticar esse exercício. 

> Sixpack Shorcuts Brasil: http://www.youtube.com/watch?v=VXJwPmkyV6c

> Sixpack Shorcuts Brasil: http://www.youtube.com/watch?v=JGFZ0EimPjI

Cinco erros do supino

  • Tome bastante cuidado ao colocar o peso, pois pode ser que o seu joelho não aguente tanto é muito menos os seus braços. Então nada de exageros.
  • Preste bastante atenção na posição em que se encontra os seus ombros. Nada de deixa-los muito para frente, pois isso vai fazer com que perca o equilíbrio e o peso não seja dividido de maneira adequada.
  • Quando estiver com a mão na barra, tome cuidado com a posição. Preste bastante atenção como a segura, pois acontece de deixarmos as mãos de maneira errada. Fazendo assim, que não suporte o peso, deixando com que a barra te machuque.
  • No momento em que for descer, nunca se esqueça: vai devagar, pois será isso, que vai causar o efeito que tanto deseja. Se for rápido a única coisa que irá conseguir é uma bela dor na lombar, nos joelhos e também nas costas. Então tome muito cuidado com a maneira que está fazendo o exercício. E atenção o seu mestre deve lhe ensinar tudo isso no exato momento em que começar a te treinar, pois é uma obrigação acarretada a ele, como profissional, contratado por você.

Como pode-se notar tudo vai girar entorno do peso e posição em que se está fazendo o exercício, então preste bastante atenção em tudo que está fazendo, que facilmente descobrirá qual é o seu erro. Feito isso, inicie normalmente o seu treinamento, porém agora, de maneira adequada e correta. Bom treino e cuidados! 

Motivos para aderir a corrida para vida

Homem praticando a corrida.

É indicado que todo e qualquer ser humano faça no mínimo cerca de meia hora de atividade física por dia, isso para que consiga manter o corpo e o organismo em equilíbrio. Entre as atividades mais indicadas encontraremos a corrida, que por sua vez traz consigo diversos benefícios. Vejamos abaixo alguns deles.

Benefícios da Corrida

» Os batimentos cardíacos e a pressão arterial tendem a ficar estabilizados.
» O tecido adiposo diminui conforme o passar dos meses e também da intensidade do exercício.
» Permite a diminuição das taxas do mau colesterol (LDL) e faz o estímulo da produção do colesterol bom (HDL).
» Ao contrário do que muitos imaginam, fortalece os ossos e deixa a musculatura forte e torneada, evitando diversas doenças.
» Ajuda a controlar o estresse e diminui a ansiedade.
» Auxilia em uma boa noite de sono.
» A vascularização do cérebro fica eficiente.
» Deixa a vida sexual mais prazerosa e a vida como um todo com mais longevidade.

Pode ser feita em locais abertos e não necessita de outros aparelhos para realização, é totalmente gratuita e requer de você apenas força de vontade, disciplina e determinação.

Homem praticando a corrida.
Correr.
(Foto: Reprodução)

Como realizá-la?

Recomendamos que antes de iniciar a atividade, vá a um médico e faça um check-up, também conte com o acompanhamento de um profissional da área da educação física credenciado, por meio dele aprenderá o modo correto de correr, respirar e entenderá mais sobre a frequência e velocidade indicada conforme a ativação da corrida.

Observação: Jamais inicie  uma corrida, correndo intensamente. Crie primeiro uma estabilidade- condicionamento e vá avançando conforme seu corpo permitir. Nunca force, isso pode gerar consequências.

Recomendações

– Utilize roupas leves que te permitam ter elasticidade.
– Passe filtro solar e escolha o melhor horário para realizar a atividade, entre 06h às 08h da manhã ou 17h às 18h da tarde.
– Não se esqueça de colocar um calçado confortável e de se hidratar bem.
– Leve uma garrafa d’água.

Além disso, procure por um local calmo e tranquilo, que não desvie a sua atenção do objetivo final.

Observação: Caso seja um iniciante, não comece a correr em locais públicos. Inicie com auxílio do aparelho (esteira), estando preparado, passe para próxima etapa.

Como dividir os músculos das pernas

É o sonho de quase toda mulher que se empenha nos exercícios físicos da musculação, ter as pernas definidas e torneadas. Para isso é preciso ter muita dedicação e empenho em quase tudo que for fazer, principalmente na alimentação. Então, pensando nessas mulheres que querem ficar esteticamente mais bonitas, com as pernas bem delineadas,  preparamos algumas dicas para ajudar.

Acompanhe!

Dicas para definição

Em primeiro lugar é preciso saber onde quer chega, desta maneira o instrutor irá orienta-la da melhor maneira para que o seu objetivo almejado. Ou seja, ele vai estar passando o treino adequado alcance o resultado esperado, que nesse caso são a definição das pernas. Além disso, é necessário ter uma dieta equilibrada e rica tanto em vitaminas como em líquidos, pois ambos ajudam no processo de definição dos músculos.

 Pede-se também para ficar livre das gorduras, assim a definição da massa muscular será mais fácil. Para isso, Você terá de que ter tolerância aos alimentos industrializados e principalmente aqueles que contém gordura em demasia.  Além disso, vão ter de procurar por exercícios que ajudam na perda da gordura,  não adianta apenas parar de ingeri-la tem que perder a que está presente no organismo.

 Não existe segredo, basta treinar com determinação e controlar bem a alimentação do dia-a-dia para que se possa colher os resultados de forma gradual e saudável. E para ajudar mais ainda, confira a seguir alguns exercícios que são indicados para o auxilio da definição das pernas e até mesmo do glúteo.

Procure sempre pelo peso ideal, não force se não de conta.
O agachamento é um dos exercícios mais indicados para o delineamento das pernas e aumento de glúteo. 
(Foto:Divulgação)
Fonte: http://blogdaminicutxi.blogspot.com.br/2013/05/agachamento.html

Exercícios

. Agachamento ajuda a fortalecer os músculos das pernas. Quanto maior a carga que utilizar no exercício, mais rápido serão os resultados, já que terá que realizar mais força. Mas atenção, tome cuidado no momento de exerce-lo, faça o movimento de maneira correta para evitar lesões. Lembre-se que é necessário estar em bom estado físico para prosseguir com os planos e treino.

Existem vários modos de estar realizado esse exercício, por isso deixe com que o profissional indique o mais indicado para que possa estar ganhando o que deseja. No mais, eles vão estar variando e podem ser realizados desde com halteres, polia, barra e até mesmo livre.

. Cadeira extensora e flexora, estende os músculos das pernas e no momento de torneá-las sempre faça o movimento correto e utilize a quantidade de peso adequada para que não prejudique os joelhos. Ambas podem ser feitas com peso ideal e atenção, use sempre a trava de segurança para não se machucar.

. Cadeira abdutora e adutora, empurram as pernas às laterais e puxa de volta para o meio. Elas são fundamentais para tonificar os músculos laterais das pernas. No mais, elas devem ser realizadas com cuidado e com pouco peso, pois vão exigir muito de quem o está fazendo. Inicie o exercício devagar e depois comece a elevar a intensidade.  Não se esqueça, acima de tudo, de manter postura correta.

Observação: respeite as pausas de intervalo durante o treino. Não malhe as pernas todos os dias, pois o músculo precisa de descanso. Por tanto, peça para que seu instrutor monte um treino variado para que possa descansar o seu corpo. Não se esqueça que exercício demais pode causar lesões no músculo. Cuide-se!

Como ter barriga tanquinho

Para se ter uma barriga de tanquinho é necessário ter dedicação, pois não adianta apenas fazer  exercício físico, tem de querer emagrecer e manter a estabilidade. E para isso é preciso que faça outras coisas, tais como: uma reeducação alimentar, ter um bom descanso e evitar alguns abusos de coisas desnecessárias. 

E a  primeira coisa a se fazer quando pretende ter uma barriga “chapada” é medir o índice de massa corpórea, pois vai ser por meio dele que saberá a quantidade exata de gordura que deve ser perdida. Por tanto, antes de mais nada, passe por uma avaliação física, conte ao profissional que irá lhe atender, qual é o seu objetivo preste atenção no que ele esta dizendo e se tiver alguma dúvida pergunte.

Lembre-se, somente o abdominal não vai te ajudar, por tanto, faça por onde. Mantenha a sua alimentação e descanso em dia.
Para se ter uma barriga de tanquinho é preciso muita dedicação. Foto Reprodução

Feito isso é chegado o momento dos exercícios. Então, verifique em seu treino quais são as atividades que tem de fazer, para que consiga chegar ao objetivo almejado. E se sentir duvida ou se não souber fazer, fique no pé de seu instrutor, pois a final de contas, ele esta sendo pago, para lhe ensinar e orientar, sempre que preciso.

Dicas de treino

Caso você tenha gordura localizada, faça exercícios aeróbicos, perca a gordura primeiro, para depois iniciar o processo de definição muscular. Caso contrário a gordura vai ficar presa ao seu abdômen.

E se já estiver com o percentual bom, para iniciar o treino, não se restrinja apenas no abdominal, recorra aos de mais aparelhos e atividades. E foque na dieta, pois ela sim, vai ser o ponto primordial do seu objetivo.

E pessoal corram dos treinos que possuam grande quantidade. Antes um treino bem feito, do que um corrido. E por favor, não tenham preguiça do aeróbico. Façam ele todos os dias, pois vai ser por meio dele, que vão conseguir abaixar o índice de massa gorda em seu corpo, mesmo já estando em uma boa posição.

Exemplos de exercícios aeróbicos: ciclismo, corrida, dança, natação, pular corda, pilates, spinning e outros. 

Alimentação

Montado o treino e já sabendo tudo o que se tem de fazer, chega o momento de procurar ajuda de um nutricionista. Como já dito antes, a alimentação vai ser a base para que  consiga aquilo que deseja. Por tanto, marque já uma consulta com o seu médico. Explique á ele o seu objetivo.

Atenção: se o seu médico não trabalha com a área nutricional esportista, procure por um, pois ele vai ter de realizar cálculos, para saber a quantidade exata dos alimentos que deve estar ingerindo. Falamos isso, porque vai estar entrando em processo de hipertrofia. O que por sua vez, requer mais obediência na alimentação.

Mantenha o foco em tudo que esta fazendo, pois somente assim, conseguirá chegar aonde deseja.
Dedicação com o corpo, com a vida- Foto Reprodução

Não adianta chorar, falar que não come, pois dieta e reeducação alimentar é assim mesmo. Ela serve para  dar aquilo que o seu corpo necessita. Por tanto, vamos somar os macros direitinho, pesar a comida antes de fazer, comer e carregar a marmita para onde quer que se vá.

E para aqueles que só estão pensando no dia do lixo, aqui vai uma má notícia. Se você pretende ter a barriga chapada, o esqueça, pois ele vai fazer alterações em sua dieta, vai te fazer cair em tentação algumas vezes e isso não pode fazer parte do procedimento, que vai passar. Mantenha distância daquilo que não faz parte da sua alimentação.

Outra coisa que é importante  frisar, são as bebidas alcoólicas. Nada que nada que contenha álcool, cevada ou corante. A ordem é só destilado e de vez em quando um vinho.  Atenção, isso não quer dizer que você pode sair por ai bebendo tudo. Manter o controle é essencial.

Por fim, a água. Para quem não sabe, ela é responsável por 74% da composição do nosso corpo. É importante que a água esteja em constante reposição em nosso organismo.

 Somente a água vai ter todos os nutrientes favoráveis para reconstituir e melhorar a condição do organismo. O corpo precisa de 2,5 a 3 litros de água por dia.

Dica: não exceda a quantidade de calórias que tem de comer por dia, pois se não, o seu corpo nunca irá se acostumar com a nova forma. É bom tomar cuidado com o excesso de proteínas. Elas ajudam, porém quando em excesso, podem atrapalhar.

Descanso

 Para quem não sabe, o descanso é responsável por repor todas as nossas energias e distribuir todos os nutrientes no corpo. Quando fala-se em descanso estamos abordando sobre o sono que é um exercício importante para o bom funcionamento do organismo humano. Se tem muito trabalho, passe a se organizar. Se trabalha no período da noite, não importa, descanse no tempo que tiver livre. O importante é não deixar de lado as oito ou nove horas de sono.  Trabalhem também o psicológico, pois a barriga de tanquinho não vai aparecer dá noite para o dia. Ela vem com o tempo e muita determinação.

Procure dormir no tempo em que tem, pois assim terá energia o suficiente, para manter o seu corpo. Foto Reprodução
Procure dormir bem. O corpo necessita de oito a nove horas de sono para repor energia suficiente.
( Foto Reprodução)

Gordura em massa muscular

O corpo com formas bem definidas consiste basicamente na mesclagem de massa muscular com o mínimo possível de gordura corporal. Ressaltando que é possível perder gordura e ganhar massa muscular ao mesmo tempo, embora diversas métricas devem ser seguidas, para que assim seja alcançado resultados consistentes e sólidos.

É importante ressaltar que o processo de ganho de massa magra e de definição muscular é bastante complexo, sendo necessário o acompanhamento de médico nutricionista e também de Educador Físico. Também é importante ressaltar que perder gordura é diferente de perder peso, esse é mais um motivo para ter o acompanhamento de profissionais da área.

Geralmente o processo para perda de gordura corporal e ganho de massa magra é bem mais fácil no início do treinamento, pois quando o organismo já passou pelo processo/período de adaptação, o mesmo tende a atingir resultados menos notórios e significativos, e dessa forma o processo de definição e de ganho de massa magra se torna bem mais difícil.