Inúmeras mulheres questionam sobre os perigos de engravidar, principalmente se a menstruação estiver atrasada. Umas questionam sobre uma possível gravidez, outras perguntam se podem manter relações sexuais sem o uso do preservativo e se não há risco engravidar. A resposta para estas questões é que há uma grande probabilidade de engravidarem e correm o risco também de contrair doenças sexualmente transmissíveis.
Primeiro, se a menstruação de uma mulher está atrasada e ela não se protege como deveria, há chances dela engravidar. Então, o correto a se fazer nesses casos é ao laboratório fazer o exame chamado Beta HCG, para medir o nível de hormônio presente no organismo. Quando sair o resultado o mesmo acusará se a mulher está gravida ou não.
Segundo, há possibilidade de uma mulher engravidar estando com a menstruação atrasada. Tal fato acontece devido ela estar ovulando. Por tanto, o recomendado nestes casos é usar o preservativo. É interessante também fazer o exame beta HCG para certificar de que não está gravida. Também é necessário procurar o seu ginecológico, pois quando a menstruação tende atrasar por mais de 14 dias, é sinal de que há algo de errado e o médico saberá tomar as devidas providencias.
Desta maneira a mulher saberá, junto ao ginecologista, o que está causando o atraso menstrual. No mais, o atraso pode acontecer devido o estresse, ansiedade, gravidez, má alimentação, exercício físico em excesso, doenças sexualmente transmissíveis ou ainda doenças como o câncer ou endometriose. Por tanto é importante ter o acompanhamento médico.
Curiosidades
. Quais são os sintomas da gravidez?
* Vontade de ir ao banheiro a todo instante.
* Enjoos e náuseas.
* Seios, aurelas e veias (mais escuras).
* Paladar e olfato, mais aguçados.
* Vontade repentina de comer, várias coisas.
* Cansaço e sono.
* Inchaço por várias partes do corpo e de mais.
. Porque a menstruação pode atrasar somente 14 dias?
Fala-se que a menstruação pode se atrasar somente 14 dias, pois é o período normal em que a ovulação pode atrasar. Mas, mesmo assim, isso não impede que seja algum problema simples ou grave. Por isso deve consultar o médico ginecologista, para que ele possa ter conhecimento do atraso e tomar medidas como exames laboratoriais e outros.
. Se tomar o anticoncepcional, ainda há risco de engravidar?
Não é indicado continuar tomando o anticoncepcional, pois o corpo precisa parar de receber a dosagem de hormônio para que possa acontecer a ovulação e a menstruação. O anticoncepcional pode sim proteger mas não é garantia total. O mais seguro é que você e seu parceiro continue a usar preservativos durante as relações sexuais.