A rosa dos ventos é uma imagem que representa os quatro sentidos, sendo eles fundamentais e intermediários, surgiu devido à necessidade do individuo poder se orientar e não correr o risco de se perder.
A rosa dos ventos corresponde à volta completa do horizonte. Por meio dela, todos os pontos da linha do horizonte podem ser identificados e localizados com exatidão. 90° é o que está determinado em cada quadrante, deste modo considera-se o norte a 0º, leste a 90º, sul 180º, oeste a 270º e novamente o norte a 360º.
Pontos da rosa dos ventos
A sua utilização é bastante comum em todos os sistemas de navegação antigos e atuais. O seu desenho possui a forma de uma estrela e tem a finalidade de facilitar a visualização devido o balanço da embarcação, portanto são encontrados os seguintes pontos:
° Pontos Cardeais, sendo:
N- Norte 0°
S- Sul 180°
O- Oeste 90°
L- Leste 270°
° Pontos Colaterais, sendo:
NE- Nordeste 45°
SE- Sudeste 135°
SO- Sudoeste 225°
NO- Noroeste 315°
° Pontos Intermediários, sendo:
NNE- Nor– Nordeste 22,5°
ENE- És- Nordeste 67,5°
ESE- És- Sudeste 112,5°
SSE- Su-Sudeste 157,5°
SSO- Su- Sudoeste 202,5°
OSO- Oés- Sudoeste 247,5°
ONO- Oés- Noroeste 292,5°
NNO- NOr- Noroeste 337,5°
° Pontos subcolaterais, sendo:
ENE- Lés- Nordeste
ESE- Lés- Sudeste
SSE- Su- Sudeste
NNE- Nor- Nordeste
NNO/ NNW- Nor- Noroeste
SSO/SSW- Su- Sudoeste
OSO/WSW- Oés- Sudoeste
ONO/WNW- Oés- Noroeste
Observação: o ponto intermediário se forma com o ponto cardial e, somente, através disso o ponto colateral irá se formar, por isso que ele recebe esse nome.
Curiosidade
O sol nasce aproximadamente a Este e se põe a Oeste, encontrando-se ao Sul no meio-dia solar. Mas atenção, tome cuidado, pois a hora dos relógios está adiantada em relação à hora solar. No Inverno ele estará adiantado cerca de 36 minutos, enquanto no verão a diferença passa a ser de cerca de 1h 36m.