Uma organização empresarial consiste em um conjunto de encargos funcionais e hierárquicos, que devem ser orientados para que o objetivo econômico de produzir bens ou serviços sejam almejados. E para que ela funcione, a estrutura deve ser colocada como se pede, a organização deve escolher um dos três tipos de estrutura organizacional. Vejamos abaixo quais são.
Estruturas Organizacionais
Organização Linear
É a estrutura organizacional mais simples e antiga, sua origem provêm da organização dos antigos exércitos e do tempo medieval. Ela é baseada na autoridade linear, uma decorrência do princípio da unidade de comando. Isso significa que cada superior possui autoridade única sobre os seus subordinados. Vejamos um exemplo:
* Uma organização que é divida por setores possui um gestor para cada área especifica, deste modo cada um deles vai comandar os demais funcionários de suas áreas.
Entre o superior e os subordinados há linhas diretas e únicas de autoridade e de responsabilidade, o que formam a cadeia escalar.
Organização Funcional
É a estrutura organizacional que aplica o princípio da especialização das funções. O staff decorre do princípio que separa, distingue e especializa, pois o mesmo é constituído por chefes homéricos que aconselhavam os reis da Grécia e de mais, potências. Porém nos dias de hoje, tudo e todos está muito competitivo, por isso é necessário que haja especialização e qualificação em cada ambiente, para que a produção não venha cair.
Então a organização funcional, tem como finalidade, o auxílio do próximo que não possui especialização dentro a área onde esta desempenhando a tarefa que lhe foi designada. Como por exemplo:
* Dentro da área de finanças é preciso saber trabalhar com diversos tipos de cálculos, porém cada trabalhador possui sua especificação e comandos diferentes para que eles possam desempenhar sua tarefa com facilidade e agilidade. Logo o seu supervisor deve ser capacitado para ajuda-lo.
Organização de linha staff
Ela funciona em modo de serviços terceirizados, ou seja, uma empresa contrata um profissional especializado em uma certa área para que ele possa estar fazendo o trabalho de consultor, bem como realizar recomendações, planejamento, controle, levantamentos, relatórios, etc. No fim de seu trabalho, o mesmo deverá mostrar onde a organização está trabalhando para que os ganhos sejam maiores e melhores.
Os órgãos de staff assessoram os órgãos de linha por meio de sua especialização técnica. E enquanto os especialistas se aprofundam em um determinado campo de atividades, os gerentes de linha acabam se tonando detentores da hierarquia da organização. Por fim, pode-se notar que tudo faz parte de um conjunto e que todas as três podem estar sendo utilizadas tanto coletivo como individual, mas que acima de tudo devem estar condicionadas aos modos de encargos que são:
1. Divisão do Trabalho: que deve estar sendo realizado por setores e competências de cada trabalhador.
2. Especialização: necessário para que o desempenho das tarefas pedidas sejam alcançados dentro do prazo estipulado.
3. Hierarquia: deve ser feito apenas para estipular o papel de cada um e não para diminuir nenhum contribuinte.
4. Distribuição da autoridade e da responsabilidade: duas tarefas que requer bastante atenção, pois ambas pedem muita paciência e habilidade do profissional irá desempenhar.
5. Racionalismo: deve estar voltado para normas vigentes prescritas desde o início da organização.