As aranhas são seres invertebrados que podem causar danos à saúde do ser humano, muitas delas possuem venenos letáis e outras causam apenas dores nos locais picados. No Brasil existem uma grande uma variedade de aranhas, as picadas funcionam como forma delas se defenderem, no momento em que uma pessoa é picada não tem sintomas de dor, surge uma coceira, mas quando a aranha é venenosa é recomendado que vá logo para o hospital levando consigo a aranha para ser passado o soro adequado para o tratamento.
As aranhas existentes e alguns nomes científicos são:
- Armadeiras; chamada de Phoneutria.
- Viúvas negras; chamada de Latrodectus.
- Aranha marrom; chamada de Loxosceles.
- Aranha de jardim; chamada de Lycosa.
- Caranguejeiras; Mygalomorphae.
- Tarântula;
As aranhas fêmeas são maiores que os machos, quando estão em época de reprodução o macho tem o costume de fazer casulos para depositar gotas de espermatozóide, para que posteriormente possa introduzi-lo na fêmea escolhida. Quando a fecundação estiver concluída os ovos ficam armazenados no casulo em que o macho fabricou.
As aranhas possuem um tempo de vida estimado por volta de até mais de 18 anos, mas variando de cada espécie, as aranhas viúvas negras possuem o hábito de matar o macho após o acasalamento.
Tipos de soro:
- Soro Antiaracnídico é usados por picadas de aranhas Loxosceles e Phoneutria.
- Antiloxocélico é usado por picadas de aranhas Loxosceles.
- Antilatrodetico (importado da Argentina) é usado por picadas de aranhas Latrodectus.