O Voleibol, mais conhecido como vôlei, trata-se de um deporto praticado por uma quadra divida em duas partes por uma rede. E para joga-lo é preciso de duas equipes, sendo que cada uma deve conter cerca de seis jogadores cada.
O objetivo é fazer com que a bola passe por cima da rede e toque no chão dentro da quadra adversária e ao mesmo tempo, também, fazer com que os adversários não consigam fazer o mesmo em sua quadra. Deste modo, a bola não pode tocar no chão em instante algum, pois se não a equipe adversária marca ponto, porém não é somente assim que se pontua nesse jogo. Saiba que quem fizer um passe errado pode fazer com que a outra equipe pontue.
Como fazer “Pontos”?
A primeira maneira de obter pontos consiste em fazer com que a bola aterrize no lado adversário, assim temos o resultado de um ataque e de um bloqueio mal sucedido por conta do time que foi atacado.
Já a segunda forma de estar pontuando ocorre quando o time adversário comete um erro ou falta.
Erros e Faltas
Os erros e faltas podem estar sendo cometidos por qualquer jogador, independente da equipe. Tanto erros como faltas tendem acontecer devido o jogo ser movido em meio a imprecisão dos movimentos de cada jogador e também por causa da trajetória em que a bola pode tomar. Por tanto, não tem como saber quando ambos vão acontecer, mas sabe-se que pode evita-los. Veremos em seguida quais os erros que podem prejudicar as equipes em uma partida de vôlei
° Quando a bola toca em qualquer lugar exceto em um dos doze atletas que estão em quadra válido é chamado de (“bola fora”).
° Quando o jogador toca duas vezes consecutivamente na bola, é chamado de (“dois toques”). Tal execução não é permitido.
° Quando o jogador apenas empurra a bola, ao invés de acertá-la, é denominado “carregar ou condução”.
° Quando a bola é tocada mais de três vezes antes de retornar para o campo adversário.
° Quando a bola toca a antena ou passa por fora dela indo em direção à quadra adversária.
° Quando o jogador encosta na borda superior da rede.
° Quando o jogador que está no fundo da quadra realiza ou tenta realizar um bloqueio.
° Quando o jogador, que está no fundo da quadra, pisa na linha de três metros ou na área frontal antes de fazer contato com a bola acima da borda superior da rede, fazendo com que uma (“invasão do fundo”).
° Quando está postado dentro da zona de ataque da quadra ou quando se encontra tocando a linha de três metros, o líbero realiza um levantamento de toque que é posteriormente atacado acima da altura da rede.
° Quando o jogador bloqueia o saque adversário.
° Quando o jogador está fora de posição no momento do saque.
° Quando o jogador saca na posição errada.
° Quando o jogador toca a bola no espaço aéreo acima da quadra adversária em uma situação que não se configura como um bloqueio, ou seja, quando ele provoca uma (“invasão por cima”).
° Quando o jogador toca a quadra adversária por baixo da rede com qualquer parte do corpo exceto as mãos ou os pés, causando assim, uma (“invasão por baixo”).
° Quando o jogador leva mais de oito segundos para realizar o saque.
° Quando no momento do saque, os jogadores que estão na rede pulam ou erguem os braços com o intuito de esconder a trajetória da bola dos adversários, realizando assim, uma falta de screening.
° Quando os “dois toques” são permitidos no primeiro contato do time com a bola, desde que ocorram em uma “ação simultânea”, sendo que a interpretação do ato fica a julgamento do árbitro.
° Quando o toque da bola no bloqueio não é contabilizado.