Leucemia é o câncer que acomete os leucócitos, os leucócitos são as células brancas do sangue. A leucemia acomete primeiramente a medula óssea, ressaltando que a medula óssea é a parte interna dos grandes ossos, denominada também como a “fábrica do sangue”. Após acometer a medula óssea, a leucemia se expande para outras regiões do corpo. É importante lembrar que são existentes vários tipo de leucemia, isso se dá, porque também são existentes vários sub-tipos de leucócitos.
Normalmente, a leucemia se divide basicamente em dois grupos principais de células brancas, sendo: as leucemias mielóides ou as leucemias linfocíticas. A leucemia também pode manifestar de duas formas, sendo: a forma aguda ou a forma crônica. Essa varição de formas geralmente pode ocorrer dependendo da velocidade com que os sinais e sintomas se manifestam e como os mesmos se evoluem.
Os sinais e sintomas da leucemia estão relacionados diretamente à piora do estado geral do individuo portador do câncer, isso se dá porque o câncer é uma doença que normalmente compromete todo o corpo. Segue logo abaixo os principais sintomas, que acometem pessoas portadoras de leucemia.
Sintomas da leucemia:
- Anemia;
- Fraqueza;
- Febre;
- Calafrio;
- Perda significativa do apetite;
- Perda significativa de peso;
- Aumento do baço;
- Aumento dos gânglios;
- Aumento do fígado;
- Dores nas articulações;
- Dores nos ossos;
- Sangramento das gengivas;
- Frequentes hematomas na pele sem um trauma especifico ou proporcional;
- Infecções repetitivas, como candidíase do esôfago, candidíase oral ou pneumonia atípica;
- Manchas vermelhas de pequeno porte debaixo da pele (petéquias).