A infecção de urina pode incomodar bastante o bebê e os seus sintomas podem estar variando, tais como:
- Febre constante
- Vontade repentina de urinar ou então de esvaziar a bexiga
- Urina com o cheiro forte
- Dor na barriga, costas ou abdômen
- Vômitos
- Falta de apetite
- Emagrecimento ou até mesmo dificuldade para engordar.
Esses é outros sintomas, podem estar relacionados a uma infecção de urina em um bebê ou criança que tenha até quatro anos. Eles são considerados sintomas normais, pois podem ser de várias outras doenças.
Então para se ter o diagnóstico mais preciso é necessário fazer a coleta da urina do paciente e levar ao laboratório, para que seja analisado. Para que enfim, o médico também possa estar passando o tratamento, mas adequado ao caso.
Tal exame é muito difícil de ser feito em bebês devido o uso de fralda. Então o laboratório pode estar oferecendo o produto mais adequado ou pode-se ainda estar comprando-o. Esse produto possui o formato totalmente adaptado para esse tipo de situação e não machucará a criança.
A infecção pode estar atingindo os seguintes órgãos:
- Rins (que são responsáveis pela sua produção)
- Ureteres (que é o canal, que leva a urina dos rins para a bexiga)
- Bexiga (que é o local onde ela fica armazenada, até que seja elimina-da)
- Uretra (que é o responsável por leva- lé até o orifício onde ela deve ser expelida)
Quando não se a nenhum problema com esses aparelhos, a urina percorre todo o caminho que deve ser realizado, sem nenhum erro. Mas quando um desses órgãos é contaminado, gera uma infecção, fazendo assim com que o bebê, criança, adulto, adolescente e dentre outros, fiquem indisposto e com adversos sintomas.
O tratamento pode estar sendo feito por meio de antibióticos, via oral. Podendo ter a duração de entorno duas semanas, porém isso tudo irá depender do grau em que se encontra a infecção. E ele não deve ser interrompido, mesmo que haja melhoras dentro de dois dias, pois ela pode vir com mais intensidade depois. Ainda a casos, em que é necessário a internação. E sendo assim, o paciente irá receber a medicação de forma injetável, diretamente na veia.
Engana- se quem acha, que a infecção de urina é algo simples, pois não é. Caso a pessoa tenha algum problema em algum órgão, devido a infecção, as vezes é necessário até mesmo fazer uma cirurgia. Muitas delas são feitas para corrigir o refluxo.
Dicas de como evitar
• Dê bastante líquido a criança.
• Coloque mais fibras no cardápio dele(a).
• Caso estiver amamentando, prossiga por mais sete meses. Estudos mostram que o leite materno, ajuda a diminuir os ricos da infecção e protege-a por mais dois anos, mesmo que não esteja mais sendo amamentada.
• Pelo fato de ser mais comum no sexo feminino, tome bastante cuidado no momento do banho e na hora de limpa-la. Evite utilizar muito sabonete e sempre limpe-a começando da frente para trás, para não correr o risco de não levar nenhuma bactéria das fezes, para o aparelho urinário.