Daltonismo é uma perturbação da percepção visual caracterizada pela incapacidade de diferenciar todas ou algumas cores, manifestando-se muitas vezes pela dificuldade em distinguir o verde do vermelho. Essa perturbação tem origem genética, mas também pode resultar de lesão nos órgãos responsáveis pela visão, ou de lesão de origem neurológica.
Contudo, a forma mais grave de daltonismo é a acromatopsia, resulta em uma condição rara onde o individuo não consegue identificar qualquer cor, ou seja, enxergam tudo em tons de cinza. A acromatopsia é frequentemente associada com o olho preguiçoso, nistagmo, que possui grande sensibilidade a luz e visão fraca.
Acompanhe abaixo os principais sinais e sintomas.
Sinais e Sintomas
Tanto o daltonismo quanto a acromatopsia são parecidos, mas o que irá distinguir um do outro é o modo como o individuo enxerga. Se for apenas um sinal será uma falha, agora se for um sintoma, o portador poderá apresentar:
. Dificuldade para enxergar cores e o brilhos de modo natural.
. A incapacidade de distinguir cores.
E mesmo que alguém apresente os sintomas, pode acontecer da doença passar por despercebida. Por isso é importante que, desde pequeno, os pais ficarem atentos quanto a saúde oftalmológica de seus filhos. Para saber, se o seu filho é ou não daltônico, basta ensinar o nome de cada cor, dizer como elas são e observar com ele. as cores. No mais, não existe nenhum tipo de tratamento específico que traga a cura dessa doença. Existe apenas lentes de contato que podem auxiliar o portador no problema.