Problemas no motor do veículo não costumam ser tão comuns, mas quando isso acontece podemos recorrer ao seguro ou não? Essa é uma dúvida de muitas pessoas, sendo um dos pontos que mais gera discussões entre as empresas que fornecem esses serviços e seus usuários.
Bom, geralmente os seguros NÃO COBREM os problemas que acontecem com o motor dos veículos, pois tal fato costuma ocorrer devido as possibilidades de:
» Falta de manutenção do veículo: responsável pelo proprietário do veículo;
» Defeito de fábrica: responsabilidade do fabricante.
Portanto, como podemos observar acima, ambas possibilidades fogem da responsabilidade descrita nos contratos entre as seguradoras e seus usuários.
Exceções
O seguro pode vir a cobrir o dano do motor se houver algum acidente de trânsito:
» Perda parcial: o proprietário deverá pagar a franquia e o seguro o restante dos custos de reparação do motor e também de todo o resto que precisar ser consertado no veículo;
» Perda total: nesse caso, o proprietário não precisará pagar a franquia, sendo indenizado integralmente pela seguradora do seu veículo.
Pane elétrica
Se houver uma pane elétrica no motor do veículo, a seguradora não irá cobrir os danos, mas poderá oferecer um carro reserva ao cliente até que o problema seja resolvido.
Defeito de fábrica
Nesse caso, o proprietário do veículo terá que entrar em contato com a concessionária onde comprou o veículo e exigir os reparos do motor ou a sua troca.
Atenção!
Antes de fechar o contrato com qualquer seguradora, pesquise bem os seus serviços oferecidos e a sua qualidade em atendimento. Assim poderá evitar várias chateações.