Algumas pessoas já passaram pela complicação de apresentarem sangue em sua urina. No entanto essa anormalidade, não caracteriza uma doença, pode ser um sinal claro de que o organismo pode estar afetado com algum problema. Na verdade o termo correto é a hematúria, classificada em macroscópica – onde a urina se apresenta de cor avermelhada e pode ser vista a olho nu; e a microscópica – a urina apresenta coloração normal, mas há quantidade de sangue vista somente a partir do aparelho microscópio.
Geralmente a hematúria surge acompanhada de outros sintomas incômodos, como aumento e urgência de micções, irritação na bexiga e uma dificuldade para esvaziar a bexiga. Cerca de 25% dos fatores que incidem uma hematúria são sinais de doenças com maior grau de gravidade. As causas mais comuns são:
- Cistites, uma infecção de bexiga mais frequente em mulheres, associada a dor durante micção e frequente necessidade de urinar.
- Câncer em qualquer parte do trato urinário;
- Hiperplasia Prostática Benigna (HPB), representa o aumento da próstata;
- Ferimento ou contusão na lateral do tronco ou costas que possivelmente afetou os rins causando hemorragia.
- Litíase ou cálculo urinário renal e uretral;
- Exercícios muito intensos podem causar irritação nos rins;
- Medicamentos como anti-inflamatórios, anticoagulantes e medicamentos contendo aspirina, podem afinar o sangue e a hematúria;
- Alguns alimentos providos de fortes pigmentos, como a beterraba, podem deixar a urina com aspecto avermelhado;
- Problemas básicos de saúde;
O sangramento que ocorre no trato urinário pode surgir de repente e da mesma forma desaparecer. Porém é importante consultar com um médico especialista pra que seja identificado as causas, utilizando diversos exames clínicos e laboratoriais com o propósito de se obter o diagnóstico mais correto.
O tratamento da hematúria irá depender do tipo de causa subjacente da presença do sangue na urina. Podem ser medicamentos que cessam a hematúria, ou que combatem os problemas mais sérios, como as que atingem a próstata, não descartando a possibilidade de realizar um procedimento cirúrgico.