Cerca de um período de aproximadamente duas semanas após o primeiro dia da menstruação, o óvulo é liberado. No período entre 12 á 24 horas seguintes, o óvulo liberado poderá ser fertilizado pelo espermatozoide, a partir da ejaculação, caso haja algum tipo de contato intimo dos órgãos genitais sem o uso de nenhum tipo de método contraceptivo.
Normalmente, após a ejaculação na relação intima, o espermatozoide começa a nadar todo um trajeto da vagina, até chegar a tuba uterina. Após passar a tuba uterina, o mesmo atravessa o útero para entrar no óvulo, dando inicio ao processo de fertilização. Após a fecundação, o óvulo passa a ser denominado como zigoto, fechando a sua membrana exterior.
Cerca de um período referente a aproximadamente 6 a 8 dias após a concepção, o óvulo fecundado pelo espermatozoide se implanta no útero, no qual o mesmo pode ser denominado como embrião. O embrião passa a desenvolver sistemas de formação através do cordão umbilical e da placenta. A partir de então a mulher passa por uma etapa de transformações e mudanças físicas e psicológicas. E a mesma passa ou não a apresentar sinais e sintomas bastante característicos, tais como:
Sinais e Sintomas Físicos:
- Azia;
- Náusea;
- Vômitos;
- Sonolência;
- Cansaço;
- Ausência da menstruação;
- Vontade frequente de urinar;
- Salivação excessiva;
- Desejo de comer determinados alimentos;
- Repulsa de determinados alimentos;
- Modificações nos seios (inchaço, escurecimento das aréolas, formigamento etc.);
Sinais e Sintomas Psicológicos:
- Medo;
- Apreensão;
- Excitação;
- Alegria;
- Irritabilidade;
- Vontade excessiva de chorar;
- Mudanças repentinas de humor;
É importante ressaltar que algumas em mulheres a gestação pode vim de forma assintomática, embora ocorra somente as mudanças físicas. Mesmo que haja o acontecimento de todos os sinais e sintomas citados logo acima, é importante que a mulher procure a orientação de um profissional da saúde, para fazer o diagnostico e para prosseguir com os devidos cuidados.