São diversos os materiais descartados e alguns deles são jogados em qualquer lugar, de qualquer maneira ou esquecidos na dispensa. Até que eles sejam recolhidos para que possam ser reciclados pode demorar dias, meses e até mesmo anos. Quando há existe essa demora eles começam a se decompor, fazendo assim com que aquele material passe a não ser mais de boa qualidade e reutilizável.
Porém com o vidro a história é completamente diferente, pois entre todos os materiais que são retirados do meio ambiente e reciclados, ele é o que mais demora para ser absorvido, mesmo contendo em sua composição elementos naturais como sílica, substância presente nas areias das praias. E tudo isso ocorre porque a composição dele e extremamente resistente à alterações climáticas.
Para se ter uma ideia do que estamos falando, o vidro, mesmo tendo grande variação, tem um tempo mínimo de desgaste que vai ser de aproximadamente 4 mil anos, ou seja, durar mais tempo do que outros itens que também demoram para se decompor, como o plástico e o alumínio, por exemplo.
Curiosidades Maiores
Como ele é feito: basicamente de areia, calcário, barrilha, alumina, corantes e descorantes. As matérias primas em sua composição são (vitrificantes, fundentes e estabilizantes), desta maneira os seus diversos modos do vidro podem possuir composições diferentes.