Um único grão de feijão pode demorar entorno de uma a duas semanas para germinar. Isso tudo vai depender da maneira do plantio e da quantidade que o produtor deseja cultivar. Para estar cultivando o feijão não é tão difícil, assim.
Desde alguns anos atras, que os professores do jardim de infância ou até mesmo do ensino fundamental, proporciona aos alunos uma experiência incrível. Eles ajudam e ensinam as crianças como é o nascimento de uma vida, por meio de experiências. Mostram como uma vida começa, desde a sementinha até o seu último dia. E para tal experimento, eles utilizam a semente de feijão, que é uma planta, que pode ser plantada por qualquer pessoa.
Bom, pelo o que já se sabe, um grão de feijão pode sim, produzir outro, então ele pode ser chamado de semente. E toda semente é constituída por duas partes, que sãoi as seguintes:
- O Tegumento que é a parte externa, no caso a casca do feijão.
- A Amêndoa, que é a parte interna. Ela é constituída por cotilédones (que é o alimento da planta) e embriões (que é o, que da origem a nova semente ou planta).
A germinação é o processo por qual todo é qualquer ser vivo passa. É o momento aonde o embrião ajuda no desenvolvimento do ser. E para ajudar nesse procedimento, a semente do feijão, deve receber água, pois ela permite com que a semente cresça, fazendo com que a casca se rompa e a semente consiga receber o oxigênio necessário.
A primeira estrutura a se expor é a radícula ( que vai ser a raiz dele). Por ela a planta irá buscar os sais minerais e água que necessita para desenvolver. Logo após, irão desenvolver o caule e as primeiras folhas. E para que ela continue desenvolvendo, basta continuar lhe oferecendo as quantidades daquilo que necessita.