A Tabela periódica é constituída de elementos químicos; ela pode ser dividida em períodos ou grupos/ famílias. Por meio dela podemos prever o comportamento dos átomos, moléculas propriedades como: eletronegatividade, raio iônico e energia de ionização.
Elemento 29
Dentre os elementos está o Cobre; que no qual é representado pela sigla (Cu). Não estou querendo fazer nenhuma brincadeira de má gosto; é isso mesmo que vocês estão vendo. Ele é representado pelo Cu. Muitas pessoas ao descobrirem sua sigla riem bastante; e não se esquecem jamais depois que aprenderam. Mas voltando ao assunto, ele deve ser levado a sério, pois é um elemento muito utilizado no dia- a- dia. Ele é um elemento que faz parte do grupo 11; no caso, metais de transição. E pertence ao quarto período da tabela periódica.
Sua estrutura é cristalina cubica de empacotamento compacto. Ele conduz bem a eletricidade é o calor. O mesmo é considerado biologicamente importante; pois pode ser encontrado, em: enzimas do grupo oxidases, nos transportadores de oxigênio e também em invertebrados e no sistema fotossintético.
As pepitas de cobre natural ou metal, já se esgotaram. Hoje o minério mais comum é o calcopirita CufeSe. Tal metal é bastante utilizado pelas indústrias elétricas, devido possuir grande condutividade. O Cobre possui mais de 1000 ligas; algumas delas são:
- Bronze (Cu/Zn com 20-50% de zinco);
- Prata alemã (55-65% de cobre e 10-18% de níquel e 17-25% de zinco);
- Bronze de fósforo (cobre em 1,25-10% de estanho e 0,35% de fósforo).
Ele pode ser encontrado nos estados de oxidação (+ I), (+ II) e (+II). E não possui somente condutividade elétrica; mais também térmica. O mesmo é um metal de estrutura maleável e dúctil.
Veja no vídeo a seguir, uma maneira mais descontraída de se aprender a tabela periódica.