Os gatos são animais fofinhos e companheiros, porém é um dos animais que há mais chances de transmitir doenças ao ser humano. E as principais doenças transmitidas por eles são:
> Alergia respiratória: os felinos produzem uma proteína chamada glicoproteína que desencadeia diversos sintomas alérgicos tais como: espirros, inchaços na pele, problemas respiratórios ou a asma.
>Toxoplasmose: é uma doença transmitida através das fezes do animal. E entre os seus sintomas está a deformidade no feto, caso a mulher contaminada esteja gravida.
> Micose: é transmitida através do contato direto com o animal contaminado. A micose pode causar vermelhidão e coceira. O tratamento pode estar sendo realizado com o uso de antifúngicos como o cetoconazol.
> Esporotricose: pode estar sendo transmitida por meio da mordida ou arranhão do animal. E naquele contato há fungos que causam a doença.
> Síndrome da Larva Migrans Visceral: doença que é transmitida pela ingestão de ovos da verminose, a mesma pode afetar o intestino, fígado, coração ou pulmões causando uma série de complicações. O tratamento irá variar de acordo com o grau da doença.
> Ancilostomíase: é transmitido pela penetração do parasita através da pele. Ela pode causar hemorragia no fígado, tosse, febre, anemia, perda de apetite e fadiga.
Como visto acima, são doenças diversas, por isso é preciso tomar bastante cuidado para não ser contaminado por elas. Então, se você tem um gato verifique se as vacinas estão todas em dia. É importante levar o animal ao veterinário com regularmente para garantir a saúde do animal e de toda a família.