A língua nada mais é do que um órgão muscular que está relacionado ao sentido do paladar, está localizado na parte frontal da boca. A língua auxilia tanto no momento da mastigação quanto na formação dos fonemas da fala, já que ela é o único músculo voluntário do corpo humano que não fadiga.
Fora isso, a língua nos permite sentir os sabores. Em cada parte de suas papilas podemos sentir um gosto diferente, desta maneira podemos estar sentindo o amargo( ao fundo), salgado (um pouco mais a frente), ácido e azedo (no meio) e o doce (na ponta). Assim como mostra a imagem logo abaixo.
Suas funções não param por ai, a língua desempenha um papel fundamental na digestão. A mesma ajuda a captar os sabores da comida por meio de suas palativas, estimula a produção de saliva, controla a diluição do alimento e auxiliar na deglutição.
Descrição
Ela é formada pelo músculo esquelético, porém nos mamíferos é possível encontrar a cartilagem hioide, à mandíbula e os ossos temporal. Os músculos encontrados nela estão ligados ao crânio é são denominados como: músculos extrínsecos, enquanto os que formam a própria língua são os quatro pares de músculos intrínsecos, responsáveis pelo movimento e alterações da forma da língua durante a mastigação ou deglutição.
A parte dorsal da língua pode ser dividida em duas partes sendo que uma porção vai ser oral, onde é encontrado dentro da cavidade bucal e a outra e uma porção faríngea, encontrada o terço posterior da língua e que acaba fazendo parte da face de trás da orofaringe. Enfim, as duas partes são separadas por um sulco que possui o formato de V (sulco terminal).
O seu lado dorsal possui dois terços anteriores da língua, revestida de papilas gustativas e a língua tem uma aparência macia, rosada, apesar de as vezes ficar áspera e branca e de outras cores. Atenção, existem quatro tipos de gustativas, elas são:
1° Filiformes
2° Fungiformes
3° Valadas
4° Foliadas
Atrás da parte oral da língua há de 3 a 14 papilas arranjadas que formam a letra V. Não há papilas linguais na parte de baixo da língua, lá é revestido com uma membrana mucosa macia que aloja, no centro, o frênulo da língua. E já a parte posterior da língua, chamada de faringea, não há papilas gustativas visíveis, mas é áspera devido à presença de folículos linfáticos.