Tecido Adiposo se origina dos lipoblastos, que por sua vez tem origem nas células mesenquimatosas. Também é caracterizada como sendo uma variedade especial do tecido conjuntivo no qual se encontra o predomínio de adipócitos, um tipo de célula que acumula gotículas de lipídios em seu citoplasma. Sua função é armazenar a gordura que servirá reserva genética para o organismo. Serve também de isolante térmico (ajudando a regular a temperatura do corpo) e amortece os órgãos internos contra choques. Em um ser humano de peso normal, o tecido adiposo corresponde a 20-25% do peso corporal nas mulheres e 15-20% nos homens.
Exemplo:
Em animais sedentários, quando o gasto de energia com atividades diárias é menor que sua ingestão, o organismo transfere transfere a energia em excesso para a formação de lipídios, depositados. Esse depósito aumenta o peso e o volume da massa corporal, implicando em alterações morfológicas principalmente no coração e pulmões, responsáveis pela oxigenação de um volume corporal maior do que o esperado.
Tipos de tecido adiposo
>>Tecido Adiposo Unilocular (Branco) – possui células que apresentam forma esférica e tem em seu interior uma quantidade excessiva de lipídios. Apresenta o núcleo achatado e o citoplasma deslocado do centro. O tecido é irrigado pelos vasos sanguíneos e, entorno de suas células, há uma vasta rede de fibras reticulares. As fibras que dá sustentação para massa gordurosa forma o tecido Panículo Adiposo que absorve e serve de isolamento térmico.
>>Tecido Adiposo Multilocular (Pardo) – Possui células menores do que a do tecido unilocular. É constituído por diversas gotas ou vacúolos que se espalham por todo o citoplasma. O mesmo é rico em mitocôndria (organelas que produzem a energia e calor do corpo), o que ajuda na proteção do frio.
O vídeo apresenta as principais características do Tecido Adiposo. Acompanhe!