A tuberculose é uma doença infecto-contagiosa causada por uma bactéria e/ ou uma infecção por Mycobacterium tuberculosis ou Bacilo de Koch (BK), que afeta principalmente os pulmões, mas que também pode se dar em outros órgãos do corpo, tal como: nos ossos, rins e meninges.
Modo de Transmissão
E o seu modo de transmissão é direta, ou seja, se dá de pessoa para pessoa. E quem a tem, expele, ao falar, espirrar ou tossir, pequenas gotículas de saliva, que por sua vez, contêm o agente infeccioso e podem ser aspiradas por outro indivíduo contaminando-o. Contudo, os de mais fatores que também podem estar provocando ela, são: a má alimentação, falta de higiene, tabagismo, alcoolismo ou qualquer outro fator que gere baixa resistência orgânica.
Sintomas
Todavia, os seus sintomas não vão ser somente a tosse ou espirro, mas sim:
. Tosse seca e contínua, podendo ter a presença de pus e até mesmo sangue.
. Cansaço excessivo
. Febre baixa
. Sudorese noturna
. Falta de apetite
. Palidez
. Emagrecimento acentuado
. Rouquidão
. Fraqueza
. Prostração
Os casos graves o portador, pode ainda vir apresentar:
. Dificuldade na respiração
. Eliminação de grande quantidade de sangue
. Colapso do pulmão
. Acumulo de pus na pleura
Tratamento
O tratamento da tuberculose é realizado a base de antibióticos, e segundo os pesquisadores e médicos, ele pode ser considerado 100% eficaz, desde que não haja abandono do mesmo. Mas atenção, a sua cura pode levar aproximadamente, seis meses, e devido a isso, o paciente pode acabar desistindo e deixando de lado todo o procedimento. Por tanto, e meio que obrigação do médico de estar alertando o seu paciente sobre isso.
Contudo, o tratamento, é realizado por meio de duas cápsulas vermelhas, sendo que cada uma contém uma mistura de rifampicina e isoniazida, e devem ser tomadas em jejum. E fora isso, ainda deve-se tomar mais quatro comprimidos brancos com pirazinamida. Todavia, todos são distribuídos gratuitamente nos postos de saúde e podem causar efeitos colaterais como o enjoo e vômitos, e ainda, doenças, no fígado, que por sua vez, podem estar sendo tratadas com outras medicações.
No mais, para que se possa prevenir dessa doença tão ruim é preciso que se mantenha distante de quem possui a bactéria, e que se imunize as crianças por meio da vacina BCG, menos aquelas que são consideradas soro positivo, pois se não pode atrapalhar no andamento do tratamento do mesmo.