A menstruação atrasou e suspeita de gravidez? Então o primeiro passo é realizar o exame beta HCG, o mesmo medirá a quantidade de hormônio presente em seu organismo. Caso dê positivo, é necessário procurar um médico de inteira confiança para dar inicio ao pré-natal.
O médico pedirá os seguintes exames:
. Ultrassonografia – Mostrará a evolução e a saúde do feto. É por meio deste exame que os pais saberão o sexo do bebê entre o quarto e quinto mês de gestação. Atenção, caso o bebê ainda esteja nas primeiras semanas de formação, é possível o médico realizar um exame transvaginal.
. Hemograma completo – Para poder detectar possíveis doenças como a anemia.
. Exame qualitativo da urina – Mostrará se existe alguma anormalidade nos rins ou em todo aparelho urinário da mulher.
. Urocultura – Identifica algum tipo de infecção urinária, pois a mesma pode gerar um parto prematuro.
. Glicemia em Jejum – Para saber se a gestante tem diabete.
. Tipagem sanguínea RH – Verificará a compatibilidade sanguínea do casal.
. TSH e T4L – Exame realizado para verificar a presença de hipotireoidismo subclínico na mãe.
. Toxoplasmose, rubéola, VDRL (sífilis), hepatite B, hepatite C e anti-HIV (Aids) – Todos estes exames são realizados com intuito de saber se a gestante possui alguma destas doenças. Caso dê positivo, receberá o tratamento médico adequado com acompanhamento médico.
. Exame de translucência nucal – Serve para averiguar se o bebê pode pode nascer com alguma síndrome, como a de Down.
. O teste VDRL – Da sigla Venereal Disease Research Laboratory, é um teste de identificação de pacientes com sífilis. O teste negativo significa que a pessoa nunca teve contato com a doença.
. Sorologia de Hepatite A e B – Mostrará se existe no organismo um destes vírus.
. Fezes – Ajuda a identificar parasitas existentes no organismo.
Quase todos os exames citados acima, com exceção da ultrassonografia, devem ser realizados de três em três meses para que não haja nenhum problema de saúde para ambos.
É preciso seguir a risca os exames e prestar atenção nos resultados de cada um deles, pois se houver alteração em algum deles, providências urgentes deverão ser tomados. O médico que acompanha a gestação poderá pedir novos exames. Por tanto, procure realizar o pré-natal e cuidar tanto de você quanto do bebê.