Comumente os sintomas decorrentes da concepção tendem a se tornar perceptíveis entre a 1° e a 2° semana de gestação. Embora isso não seja uma regra, e possa variar de mulher para mulher. Os sintomas mais comuns que tendem a se manifestar no ínicio da gestação são escurecimento das aréolas das mamas, aumento no tamanho das mamas, maior sensibilidade nas mamas.
Outros sintomas que também tendem a se tornar perceptíveis após a 2° semana de gestação são náuseas e enjôos matinais, dores na região abdominal, olfato e paladar mais aguçados, aumento na frequência da micção, desejo incontrolavél de comer detrminados tipos de alimentos, irritabilidade e choro fácil, além de outras oscilações de humor.
Os sintomas decorrentes da gravidez comumente se manifestam de maneira psicológica e de maneira física. Caso a mulher tenha tido contato íntimo direto com seu parceiro sem usar nenhum tipo de método contraceptivo, e semanas após essas ação tem notado que os sinais e sintomas citados logo acima estão se manifestando é recomendado procurar orientação médica.