O tratamento do canal dentário consiste na retirada da polpa do dente, que por sua, é como um tecido encontrado em sua parte interna. Sendo assim, uma vez que essa polpa for danificada, infeccionada ou ainda morta, ela deve ser removida, o espaço resultante deve ser limpo, preparado, e enfim, preenchido. Contudo, tal procedimento veda o canal, podendo assim, salvar alguns dentes, que poderiam estar sendo arrancados.
No mais, os casos mais comuns de polpa infeccionada ou morta acontecem devido:
. Dente quebrado
. Cárie profunda
. Dano ao dente, como por exemplo: algum trauma forte, sendo ele recente ou antigo.
Todavia o valor para estar realizando esse procedimento pode estar variando entre R$300 até 1.700 ou mais, tudo vai depender do caso a ser tratado. Por tanto, para saber ao certo é necessário fazer um orçamento no consultório odontológico, com o especialista.
Como é Feito
Ele é feito em várias etapas, dependendo do caso. São elas:
Primeiramente se faz uma abertura na parte posterior de um dente frontal ou ainda na coroa do dente posterior, molar ou pré-molar. Logo em seguida, a polpa infeccionada é removida, e o espaço pulpar e os canais esvaziados, alargados e limados, para que se possa fazer o preenchimento.
Se por acaso for preciso mais de uma visita, o dentista colocara uma restauração temporária vai ser colocada na abertura para proteger o dente, enquanto isso. Depois tal feito é removido e a cavidade da polpa e canal são preenchidos permanentemente. E já na etapa final, uma coroa é colocada sobre o dente para ajudar a restaurar o seu formato e também, para passar uma aparência de natural.
Enfim, os dentes que são restaurados podem durar a vida toda, desde que sejam tratados adequadamente. E além disso, também é preciso que se tenha uma boa higiene bucal e se faça exames dentários regulares, para evitar problemas futuros. Por tanto, ao procurar um especialista veja os casos já tratados por ele, e também, converse sobre o procedimento aplicado por ele, e o que seria preciso estar fazendo em seu caso. No mais, seja sempre cauteloso com a sua saúde, pois quem pode vir sofrer as consequências de um ato mal feito depois é você.