Estranho ver aquele sol escaldante em meio ao deserto e pensar que quando a noite chega tudo por lá começa a esfriar. Isso mesmo que você acabou de ler caro leitor, esfriar. Saiba que em algumas regiões do planeta onde há deserto, a medida em que a noite vai se aproximando a temperatura vai caindo cada vez mais. e
Mas você sabe por que que isso acontece?
Acontece devido o deserto possuir uma baixa umidade de ar, o que acaba fazendo com que ela retanha o calor durante o dia. E pela umidade ser muito baixa e não ter vapor d’água na atmosfera, as nuvens quase não são formadas e isso ajuda no bloqueio das oscilações de temperatura.
Observação: as nuvens funcionam como uma espécie de estufa que ajudam a reter o calor absorvido pela superfície da terra.
E sem esse cobertor, assim chamaremos as nuvens, o calor acaba se dissipando quando a noite se aproxima. Além disso, o solo seco do deserto perde rapidamente o calor para a atmosfera, fazendo com que a temperatura varie entre os tórridos 50 °C durante o dia e a noite pode chegar a marca dos para -10 °C.
No período da parte da manhã, onde todos iniciam suas atividades, principalmente os nômades, eles usam roupas pesadas que cobrem o corpo inteiro para se protegerem o sol escaldante. Mas atenção, se não está acostumado com oscilação de temperatura, mas pretende visitar algum deserto, vá se preparando, pois passará por diversas mudanças climáticas.
> Advertência: mulheres, essa temperatura não é apropriada para usar roupas curtas, a observação vale tanto para a parte do dia como à noite.