A vesícula biliar nada mais é do que uma pequena bolsa pequena que possui o formato de pera. Ela fica localizada do lado direito, próximo ao abdômen, mais precisamente abaixo do fígado. Ela pode estar exposta a vários tipos de doenças, porém a mais comum delas é a “Colelitíase” ou seja as pedras que podem ser encontradas dentro da vesícula.
Os seus principais fatores de risco, podem estar variando, mas dentre eles estão os seguintes: ter acima de 40 anos, estar grávida, estar passando por momento de reposição hormonal, obesidade, histórico familiar, perda de peso, diabete, cirrose, medicamentos e muitos outros. E caso, sinta uma dor nessa região ou então algum dos sintomas que estão sendo descritos logo mais abaixo, procure ajuda de um médico e faça urgentemente um exame de ultrassonografia.
Sintomas
Na maioria das vezes ela pode ser assintomática, no caso vai ser uma doença silenciosa, não vai ter sintomas tão diretos. Porém ela pode ser bem intensa é acabar provocando inúmeros sintomas, ainda mas se ela estiver dentro de algum tubo ou artéria, o que não é nada bom. Vejamos agora, quais são os sintomas que ela realmente provoca, quando resolve aparecer.
No início o seu portador, vai sentir o estômago ruim, vai ter perda de apetite e vai sentir fortes dores abdominais. Mas logo depois, eles vão começar a avançar, trazendo consigo:
- Dores intensa na cabeça, no abdômen e nas costas.
- Vômito
- Tontura
- Alteração de pressão
- Perda de apetite intenso
- Cólica
- Febre
- Enjoo
- Urina escura
- Fezes branca
Enfim, um vai acabar sendo consequência do outro. Então é de suma importância que o portador tome bastante cuidado é siga a risca tudo aquilo que o seu médico prescrever. Pois se ela não for tratada a qualquer instante, ela pode provocar sérios problemas e acabar levando a pessoa até mesmo a morte.
Tratamento
Para saber qual é a melhor medida a se tomar, primeiramente é necessário fazer o exame. Pois somente ele é que dirá o tamanho que se encontra essa pedra e onde ela está realmente localizada dentro da vesícula. Porém na maioria das vezes, somente o tratamento não adianta. Então é necessário fazer a cirurgia.
Mas lembrando mais uma vez é necessário saber onde ela está. Por exemplo, se ela estiver alojada na bile, o seu portador irá de ter que fazer um procedimento cirúrgico para poder retira-la do local e depois fazer a cirurgia.
Na maioria das vezes ela é bem normal, porém dependendo do quadro clinico do paciente, o risco da cirurgia pode ser total. Então o quanto antes iniciar os exames e descobrir a real situação em que ela se encontra, mas cedo poderá está solucionando tal problema.
Dica: E para aqueles que puderem optar na cirurgia, retirem toda a vesícula, pois assim, não terão de passar mais por esse tipo doença.
O seu tratamento, pode estar sendo feito por meio de remédios específicos, então tudo vai depender do que os exames apontar. No caso, não tome nenhum tipo de remédio, a não ser aqueles que o seu próprio médico lhe receitou. E para aqueles que está passando por essa situação, aqui vai mais algumas dicas.
Dicas
- Tente evitar quaisquer tipo de gordura.
- Corte o açúcar de tudo, tente utilizar o adoçante.
- Leite, somente se for desnatado, pois deve evitar a presença da lactose.
- E para conseguir repor todo o cálcio e de mais nutrientes, opte por alimentos feitos de fibras e frutas cítricas, pois eles, não irão causar tanto enjoo e ainda lhe ajudarão a repor, o que, o corpo necessita.
- Se possível saia sempre acompanhado, pois pode acontecer de ficar tonto ou então com fortes dores. Então evite o pior.
- Não ingira nenhum tipo de bebida alcoólica.