Eritromicina é o nome dado à uma substância antibacteriana, muito usada para tratar infecções, um antibiótico muito eficaz no tratamento de doenças como gonorréia, pneumonia, reumatismo, coqueluche, difteria e diversas infecções que atingem a pele. A Eritromicina é composta por propilenol, glicerina bidestilada, álcool etílico, celulose microcristalina, corante, essência, carboximetilcelulose, sacarinasódica, água, quando em solução oral, e glicolato amido sódico, esteroato de magnésio, amido, croscarmelose sódica, e povidona, quando em comprimido.
O uso de Eritromicina pode causar alguns efeitos colaterais:
-Cólicas abdominais,
-Sensação de mal estar,
-Vômitos, alergias ,
-Diarréia,
-Problemas estomacais,
O uso de Eritromicina não é recomendado para pacientes que estejam grávidas, ou amamentando, que possuem sensibilidade aos seus componentes e pessoas que já tenham problemas de fígado, caso enquanto estiver tomando o medicamento ele poderá desrregular resultados de exames de sangue e urina. A maneira correta de se tomar o comprimido é antes das refeições, e jamais devem ser mastigados quando ainda estão na boca, pois diminuem a sua eficácia. Em caso de apresentar qualquer tipo de reação suspenda o uso do medicamento. Em caso de estar usando em forma de suspensão o frasco deve ser agitado antes de ser tomado.
Jamais faça uso de qualquer medicamento sem a orientação e prescrição médica, todos os medicamentos possuem efeitos colaterais, sendo que somente o médico poderá informar sobre o tempo e a quantidade a ser usada.