O Petróleo é a base econômica nos países do Oriente Médio. É naquela região que se tem a concentração de petroleio do mundo energética. Aproximadamente 65% da reserva de petróleo de todo o planeta, encontra-se no Oriente médio. Tal quantidade de petróleo tem os seus pontos positivos e negativos, não apenas naquela região, mas em outras regiões do planeta em que há reserva deste produto. Por um lado é bom, devido os fatores políticos e econômicos, por outro lado é ruim devido ter causado conflitos entre os países na região.

Devido a essa gama petróleo na região, no ano de 1960 foi formado um dos cartéis mais importantes do mundo, conhecido como Organização dos Países Exportadores de Petróleo, que é representado pela sigla OPEP.
Outra atividade que também ganha bastante espaço na economia do Oriente Médio é a agropecuária. Ela é uma atividade que é desempenhada de maneira tradicional. A mesma possui pouca tecnologia e mecanização. Tal atividade proporciona a economia ativa de 40% da população, apesar do clima na região ser árido e semiárido.
O turismo vem ganhando espaço aos poucos na economia dessa região. Um Exemplo disso são Israel e Turquia, países que recebem cerca de 2,5 milhões de turistas por ano.
O Oriente Médio é composto por países como Irã, Iraque, Turquia, Afeganistão, Israel, Iraque, Irã, Arabia Saudita,Bahrein, Catar, Chipre,Iémem, Jordânia, Kuwait, Palestina, Síria e Emirados Árabes Unidos. A população em todo o território é estimada em 260 milhões de habitantes. Seu clima é de deserto.

A religião é bem diversificada, mas a maioria são muçulmanos sunitas e xiitas, mas há também uma minoria cristã. Entre os sunitas e xiitas, ambas já causaram e ainda causam diversos conflitos. Os mesmos sempre chocam o mundo devido tamanha crueldade.