No momento de redigir um texto ou redação, sempre surge a dúvida quando lê o que se pede. Para que o leitor possa compreender melhor sobre o que se trata, vamos fazer uma breve revisão sobre o assunto.
Narrativa
A palavra narrativa é derivada de narração, que consiste no ato ou ação de contar algo que por pode estar no passado, presente ou futuro. Ela consiste em formar uma sequência de fatos onde as personagens se movimentam num determinado espaço à medida que o tempo passa.
O texto narrativo é baseado na ação que envolve as personagens, tempo, espaço e conflito, clímax e desfecho.
Por exemplo:
* Ontem de noite, João jantou lasanha.
A frase narrada acima, foi colocada no passado.
Memorialista
A narrativa memorialista pode estar sendo dividida em dois modos:
1 ° Que é levado para o lado da memória, encontrado no passado.
2° Que vai ser levado para o lado profissional, algum autor vai estar narrando uma história de memória literária.
Resumindo, se unirmos o conjunto teremos um autor narrando uma história. Então, por meio disso, concluímos que uma narrativa memorialista nada mais é que contar histórias passadas, fatos armazenado na memória. No mais, a narração feita por quem está narrando o fato já ocorrido, não precisa ser feito somente por um autor, mas por qualquer um que lembre do ocorrido.
Exemplo de uma narrativa memorialista:
* Ontem de noite ao chegar para jantar, João foi ao lavrado, lavou as mãos, retornou à cozinha e se serviu uma ou duas vezes. Depois retornou ao banheiro escovou os dentes e foi assistir um filme comigo. Enquanto ele assistia ao filme eu organizava alguns documentos para os afazeres do próximo dia.