Atualmente as motos que estão sendo oferecidas pelas concessionárias já não está mais satisfazendo os clientes. Pois é, os clientes estão cada vez mais exigentes, querendo sempre mais. E muitos deles tunando as motos ou modificando-as, como costumam dizer por ai. Tunar é um termo utilizado no meio dos motociclistas para dizer que a moto está sendo modificada. Então, sempre que ouvirem dizer ou ler os termos descritos abaixo, saiba que eles estão falando exatamente disso, modificação.
° Termos: Tuning, Tunar e Tunada.
E devido essa paixão estar crescendo em nosso país, resolvemos falar um pouquinho mais sobre como tudo funciona. Vamos lá?
Tunadas
Apaixonados por motos, diversos mecânicos e até mesmo amantes da velocidade, estão cada vez mais buscando meios para estar modificando as suas máquinas. A imagem abaixo é de uma CB 500 da marca Honda, que foi totalmente modificada nas seguintes partes:
No motor o seu propulsor recebeu pistões gringos Wiseco e bielas forjadas. Em sua performance foram instalados kit de carburação Dyna Jet estágio 5, filtro esportivo K&N; sistema de escapamento e ponteira esportivos e um CDI de Blackbird XX que corta dois mil giros acima do limite original. Fora isso, a moto foi colocada à prova em dinamômetro e conseguiu chegar em 76 cavalos, e quando injetado o gás do riso, ela consegue alcançar até 87 cavalos.
A segunda moto a ser descrita é a Twister 250. Suas rodas possuem um desenho agressivo, tal como disco de freio, rabeta e tanque. Foram feitos cortes no para lama dianteiro como na balança. A carenagem e o freio traseiro completos da Falcon. Arrebentando de vez, as pinças, tanto dianteira como traseira, foram pintadas de vermelho e os discos na mesma cor do kit. O painel digital é do modelo Tornado . No mais o total investido nesta moto foi de aproximadamente R$3.120.
E a próxima a ser descrita por aqui, a “queridinha” pelos brasileiros, é a Suzuki GS 500 Turbo. O primeiro passo de sua transformação foi a suspensão, que antes era um mono choque e hoje é um mono braço. A segunda mudança feita nesta moto, foi o disco de freio e coroa, que agora trabalham do mesmo lado, próximos um ao outro.
Sobre as rodas, podemos encontrar tanto na dianteira como na traseira, pneus que as vestem uns 120/70 dianteira e 180/55 à traseira, dando margem para abusos em curvas de diferentes raios. Os carburadores foram retirados e no lugar instalado a injeção eletrônica. A sua pintura foi inspirada na lata de refrigerante da marca Pepsi e o total de sua remontagem, foi orçado em aproximadamente R$30.000.