Toda mulher em diferentes fases de seu desenvolvimento, apresenta um corrimento ou fluxo característico da saúde vaginal. Na verdade o evento também denominado pelo termo muco, tem a função de demonstrar se o organismo, em especial, o sistema reprodutor feminino, está com seu equilíbrio normal mantido.
O líquido com aspecto pastoso, branco e inodoro auxilia na prevenção de um ressecamento do órgão, o que consequentemente evitará o surgimento de alguma infecção. A quantidade desse tipo de corrimento pode se alterar durante os períodos que antecedem ou sucedem a menstruação, algo totalmente normal devido a ação da ovulação do período.
Grande parte das mulheres percebe o aumento do corrimento já na metade do ciclo menstrual, o certo é que na vida adulta o fluxo sempre será maior. O muco provoca uma relevante umidade, causando um certo desconforto, portanto, para sentir-se mais aliviada é importante manter a higiene correta e habitual, para não abrir caminhos para entrada de bactérias.
O uso de sabonetes íntimos é recomendável desde que o mesmo possua um pH adequado para a limpeza da vagina. Também podem ser utilizados protetores diários mas de forma casual, quando se utiliza frequentemente pode provocar infecções, justamente por não propiciar a ventilação necessária da região.
Se o muco ou corrimento apresentar características diferentes da citadas acima, como mal cheiro, cor amarelado ou mais escuro e vier associado a outros sintomas como prurido, ardência e queimação, é recomendável procurar um ginecologista. Esse sinas podem ser referente a algum distúrbio na saúde íntima comumente provocada por doenças infecciosas, ao realizar exames, o médico irá propor o melhor tratamento para o problema.