A retratação da gengiva é o afastamento do tecido e a exposição da raiz do dente. Não há idade correta para o surgimento da doença. A mesma pode deixar o dente exposto a uma possível inflamação. E tal deformidade pode acontecer devido a inúmeros fatores como:
- Força excessiva quando escovar os dentes e tal ato acaba causando traumas no tecido da gengiva. A má escovação também provoca a exposição da raiz do dente.
- Inflamação na gengiva
- Trauma Oclusal, ocorre devido a deformidade da arcada dentária;
- Restaurações desadaptadas na região da gengiva;
- Posição alta dos freios labiais;
- Procedimentos ortodônticos realizados de maneira incorreta;
- Dentes encavalados e outros;
A gengiva é o tecido epitelial, ou seja, uma camada de células coesas que ajudam a esconder e sustentar os ossos e os dentes. Ela pode possuir a pigmentação roxa ou vermelha. Pode ser afetada facilmente porque o tecido é muito fino. É importante tomar vários cuidados para não machuca- lá, pois ela também pode ocasionar alguns incômodos quando ferida.
E para não ter essa doença basta:
- Realizar a escovação adequada;
- Fazer o ajuste oclusal;
- Manter sempre a gengiva bem umedecida;
- Remover qualquer aparelho que possa estar machucando ao invés de restaurar;
- Colocar algum aparelho para ajudar em sua reconstrução;
A raiz do dente que fica a mostra só voltará ao devido lugar por meio de uma cirurgia. Porém, esse procedimento só é realizado no minimo em um ou dois dentes. Caso a pessoa tenha uma retratação em vários dentes, não será possível ajuda- lá. O resultado do procedimento não é previsível, porém muitas pessoas tentam da mesma maneira.