Quem nunca colocou a mão na boca quando criança ou então para arrancar aquele pedacinho de unha que tanto incomoda, que atire a primeira pedra. Pois então, por meio desse pequeno ato, podemos adquirir um hábito muito anti-higiênico, que pelos médicos é chamado de onicofagia. Esse ato, pode ser normal, porém ele trás consigo vários problemas, pois afinal de contas, por debaixo de toda aquela camada de queratina é proteína existe: bactérias, fungos e até mesmo vírus. O que não faz nada bem para a saúde.
Esse hábito pode começar por volta dos quatro anos de idade e acompanhar a pessoa até a fase adulta, onde é o início, de onde ela começa a se auto-controlar, pelo simples fato do respeito ao próximo e também por ser visto como um ato, bastante nojento pela sociedade. Então ela só se modifica aos poucos devido a população que está a volta daquele ser.
Outra coisa que esse ato pode ter como malefício, são as cáries. Sim, ele provoca cáries. Afinal de contas, bactérias estão sendo depositadas ali. Então é mais um motivo para estar ressaltando que não se compensa continuar com isso. E fora tudo, que já foi citado, esse movimento, pode acabar arrancando o esmalte do dente. Deixando-o assim, sem cor e brilho!
E para se parar com isso é muito difícil, pois toda vez que se sentir estressado ou então se encontrar em situação de ansiedade, a primeira coisa que a pessoa irá fazer, vai ser colocar as unhas na boca, fazendo assim, com que várias bactérias e germes, entre em contato direto com seu organismo, provocando até mesmo assim, uma reação muito ruim para o estômago. Então o que pode estar se fazendo por você ou então pelo próximo é a seguinte coisa:
> Tente se controlar toda vez que ficar ansioso ou estressado. Se policie e peça para quem um amigo faça o mesmo. Se lembre dos maus que ela pode te fazer é do porque não quer mais fazer isso.
> Passe nas unhas um produto que se parece com um esmalte. Ele quando entra em contato direto com a boca, provoca uma sensação de queimação e ardor, fazendo assim, com que não queira cometer novamente tal ato. A não ser que seja muito corajoso é queira provocar uma gastrite em seu próprio organismo, o que convenhamos, não é nada bom e inteligente.
> Algumas pessoas dizem funcionar, então não custa nada tentar. Lembra quando nossos pais, falavam que iam passar pimenta em nossas chupetas, para que não usássemos mais ela? Pois então, pegue um pincel de esmalte de base, um vidro de óleo de pimenta e passe nas unhas. Só tome bastante cuidado, para não leva-las aos olhos ao invés da boca. Fazendo isso, não irá querer coloca-las na boca tão cedo.