O Lúpus é uma doença autoimune que só afeta os órgãos e sistemas do corpo de seu portador. É uma doença não contagiosa.
Ele acontece devido os anticorpos fazerem a função contrária, invés dos anticorpos combaterem tais doenças ela ataca as próprias células do corpo, fazendo com que o organismo tenha complicações. Mas se o paciente for tratado da maneira correta, ele pode levar uma vida normal.
Sintomas
Ele ataca mais mulheres, mas os homens não estão livres. Ele possui o traço genético forte e seus sintomas podem ser diagnosticados entre os 10 e 40 anos de idade, sendo eles:
* Febre e manchas na pele, que as vezes podem formar o desenho de asas, como as de uma borboleta.
* Vermelhidão no nariz e no rosto.
* Fotossensibilidade e pequenas feridas na boca e no nariz.
*Dor nas articulações e fadiga.
* Dificuldade para respirar e taquicardia.
* Tosse seca, cefaleia, convulsões, anemia e inchaço por diversas partes do corpo.
* Pouca urina, mal-estar, perda de apetite e ansiedade.
* Depressão, doenças reumatológicas, renais e até mesmo no sangue.
* E sérias complicações no aparelho respiratório.
Diagnóstico
Ele pode estar sendo diagnosticado por meio de seus sintomas e exames, como: de anticorpos, hemograma completo, radiografia do tórax, biópsia renal e a uranálise. Enfim, exames simples, que podem estar sendo feito no decorrer do dia- a- dia. Porém o médico deve tomar bastante cuidado, pois o mesmo pode ser enganado, devido os sintomas serem adversos e provocar outras doenças.
Feito o exame, o médico deve identificar também qual é o seu tipo, se ele é o lúpus discoide que é limitado a pele, o lúpus sintêmico, que pode afetar todo o corpo ou o lúpus induzido, que é afetado por medicamentos. Pois por meio de vários exames é que o médico poderá indicar o tratamento coreto.
Tratamento
O seu tratamento pode estar sendo feito por meio de medicamentos como, os corticosteroides e imunossupressores. E além disso, pede-se, para que o portador tenha um cuidado especial com a alimentação. Não fazer uso de drogas ( lícitas ou ilícitas), não expor ao sol e ter maior cuidado em medicamentos.