Bom! Antes é necessário saber que não se deve comprar o equipamento e começar a pratica-lo sozinho, pois pode acontecer de danificar o equipamento e não aprender. Chame um amigo ou procure um instrutor para que possa te auxiliar. Com o Kitesurf não é diferente, o cuido deve ser redobrado por se tratar de um esporte radical.
No momento da compra deve-se levar em consideração o biotipo da pessoa e além disso, deve saber, também, o local em que vai praticar o esporte.
Fique atento! Não compre peças usadas pela internet, pois além correrem o risco de não chegarem e também podem não ser adequadas.
Modelos e Valores
Você irá encontrar no mercado dois modelos de kitesurf, sendo eles:
> Kite modelo “C”: ele pode ser um kitesurf com 5 linhas. É próprio para a modalidade Freestyle, ou seja, vai ser possível realizar boas manobras, inventadas recentemente. É também o modelo mais perigoso do que os demais, isso porque ela não obtém nenhum recurso para reduzir toda a pressão com as ondas.
> Kite Bow: esse modelo é um dos mais seguros que podemos encontrar no mercado nos dias de hoje. Pois ele tem um recurso que ajuda a diminuir a pressão, fazendo com que seja bom também para os velejadores de kitewave. Atenção, pois se gosta de manobras radicais, esse daqui, não é o melhor pedido.
Já no caso das pranchas, você também poderá encontrar dois modelos. Uma sendo direcional e a outra bidirecional. A direcional é a mais utilizada, porém a troca de posição é o que dificulta muito. Por tanto, se puder, use a bidirecional, pois ela vai te proporcionar mais facilidade com os movimentos.
Atenção: A prancha direcional, também pode ser usada para surfar. Só tem de tomar cuidado com as alças.
E por fim, os valores. A prancha pode ser encontrada a partir de R$ 1000. E já o kite, a vela e o mastro, podem ser encontrados com o valor de aproximadamente R$4,500.