A Introdução acadêmica é muito mais complexa e complicada do que a normal, que se tem o costume de se ver por ai. Ela contém muito conteúdo e não pode ser tão longa, pois o máximo que ela pode ter e duas páginas. Nela o aluno terá que:
- Falar qual é o assunto, no caso o tema escolhido.
- Explicar tudo que o desenvolvimento do trabalho possui.
- Apresentar a sua justificativa, defender a sua tese.
- Deixar claro, qual é o objetivo e o que ele pretende atingir.
- E falar qual foi a metodologia utilizada para o desenvolvimento de tudo.
Será naquele momento, que o escritor terá a oportunidade de estar mostrando ao leitor, a importância de estar falando sobre aquele tema. Vai ser ali, que ele vai influenciar o próximo a prosseguir a sua leitura. Então o aluno, tem que usar de todos os meios possíveis para mostrar ao próximo o quanto aquilo lhe vai ser útil e agradável. Que aquele trabalho, possui informações boas, objetivas e claras.
Porém o aluno não pode de se esquecer de verificar a concordância das frases e palavras. Pois a introdução é como se fosse um texto dissertativo, tem que ter coerência, para quem está lendo.
Todo é qualquer trabalho acadêmico, deve possuir a formatação de acordo com as normas vigentes da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnica). Então o aluno terá que colocar a fonte, o espaçamento, citações, tudo de acordo como se pede. Esse é um ponto primordial da introdução e de todo o trabalho, pois vai ser ali nos mínimos detalhes que a banca vai perceber, se realmente os participantes, a fizeram. Então tomem bastante cuidado.
- Exemplos
O Vídeo a seguir, fala sobre como fazer as considerações iniciais de um trabalho. Ali o professor, Everaldo Marini explica passo a passo como fazer uma introdução.
https://www.youtube.com/watch?v=E-F9FG1eHL4