A higienização bucal é um processo importantíssimo para a saúde, devendo ser realizada regularmente desde os primeiros meses de idade até o fim da vida. Os cuidados tidos com os dentes, gengivas e língua, são essenciais para a prevenção de inúmeros transtornos como dores de dente ocasionadas pela formação de cáries.
Quando os bebês nascem, os cuidados com suas boquinhas deverão ser ministrados pelos pais, mesmo antes que os dentes de leite apontem. Assim que as crianças começam a crescer, os métodos de higienização terão que ser ensinados e observados sempre pelos mais velhos, para que desde pequenos esses indivíduos tenham bons hábitos e gostem de realizar a prática da escovação.
Um importante detalhe a se destacar é: “Não coloque medo na criança, fazendo do dentista uma pessoa má, mas sim um coleguinha bonzinho que cuida da sua dela!”. Muitos pais fazem dos dentistas e de suas consultas, uma “arma” ameaçadora e isso deve ser desmistificado, caso isso não aconteça, os traumas infantis poderão ser carregados por uma vida inteira.
Para ajudar as crianças a cuidar bem dos seus dentes, é necessário que os pais, professores e todos que estão a sua volta, incentivem a prática dos bons hábitos. Veja abaixo algumas dicas educacionais sobre essa higienização para ministrar para elas:
» Escovar os dentes pelo menos três vezes ao dia;
» Usar creme dental que tenha flúor;
» Utilizar fio dental diariamente;
» Ter uma boa alimentação, com consumo regular de amido e açúcares;
» Ir ao dentista para exames regulares, mesmo quando nenhum sintoma ou alteração for notada;
Técnicas de escovação
» Coloque pouco creme dental na escova de dente;
» Não deixe que a criança engula o creme dental;
» Opte por comprar escovas com cerdas macias e que caibam na boca da criança;
» Comece escovando a superfície interna de cada dente e depois vá para a parte externa;
» Escove os dentes fazendo voltinhas, na parte da frente;
» Limpe bem a arcada dental superior e inferior;
» Escove a superfície utilizada para mastigar;
» Faça movimentos suaves com a escova, para que a gengiva não seja machucada;