Com as altas temperaturas dessa época do ano, o verão, é importante que uma pessoa se mantenha hidratada ao máximo, a fim de evitar as consequências que surgem devido a desidratação. Com eventos de grandes ondas de calor, a tendência é que o corpo também altere sua temperatura, fazendo com que o organismo elimine uma quantidade maior de suor, como forma de defesa para manter a temperatura adequada.
Essa atividade faz com que o corpo perca também uma enorme quantidade de água, juntamente com os sais minerais substâncias essenciais para o funcionamento de vários sistemas do organismo como o respiratório, renal, excretor, o coração, entre outros. Uma pessoa chega a eliminar cerca de 2,5l de água por dia através da respiração. transpiração, urina e fezes.
Para manter um organismo hidratado durante o verão, basta seguir as seguintes dicas:
- ingerir água frequentemente sempre fresca;
- ingerir outros líquidos como chás, sucos, água de coco e etc.;
- consumir frutas e legumes frescos que são ricos em água, minerais e eletrólitos;
- consumir vegetais crus, pois preservam maior quantidade de nutrientes.
Fazer refeições com o consumo de saladas de folhas verdes são ótimas opções para hidratação, pois são atribuídas de fibras, importantes para o funcionamento intestinal, possuem cerca de 95% de água e quase não tem calorias, ao máximo um número aproximado de 10.
Quando há muita perda de água e pouca reposição, o organismo pode entrar num processo de desidratação. Os sintomas leves são a constipação intestinal e diminuição no volume urinário, logo se sente os cabelos, os olhos e a pele ressecados. Mais gravemente se tem sinais de muito cansaço, desconcentração e de sonolência.
No caso da hidratação da pele e importante fazer banhos rápidos e frescos, utilizando preferencialmente os sabonetes neutros que não retiram a hidratação natural da pele. Também é recomendável abusar dos cremes hidratantes, e dos filtros solares.