A herpes é uma infecção contagiosa, tipicamente causada por dois tipos de vírus, sendo eles, HSV-1(Herpes simplex vírus 1) e HSV-2(Herpes simplex vírus 2), ambos da família dos Herpesviridae. O vírus da herpes geralmente pode ser passado de pessoa para pessoa, caso haja a infecção.
Em alguns casos a herpes é assintomática (não apresenta sintomas), e pode permanecer inativa no organismo do indivíduo por um longo período (mesmo assim o mesmo pode infectar outras pessoas), embora por vezes volte a manifestar seus sintomas.
Principais Sintomas :
- Febre alta
- Aumento dos gânglios do pescoço
- Intensa reação inflamatória da gengiva
- Desconforto ao urinar (Herpes Genital)
- Feridas penianas (Herpes Genital)
- Feridas vulvares (Herpes Genital)
- Feridas vaginais (Herpes Genital)
- Feridas perianais
- Feridas na língua (Herpes Oral/labial)
- Feridas na boca
- Feridas faringe
Embora o vírus da herpes possa permanecer inativo por um determinado período, alguns fatores podem contribuir para que o mesmo volte a se manifestar, tais como:
- Exposição excessiva ao sol
- Febre
- Período do ciclo menstrual
- Stress
- Uso/toma de determinadas medicações
- Situações que comprometem e causam a redução da resistência física
A Herpes pode ser classificada basicamente em três grupos, sendo:
- Herpes Genital – acomete principalmente a região genital, vagina, pênis e vulva, por isso é sempre indicado utilizar um método de barreira nas relações íntimas.
- Herpes Oral/labial – acomete principalmente a região do rosto, afetando lábios e nariz.
- Herpes-zóster – acomete principalmente a região do tórax e das costelas, causando lesões, esse tipo de herpes é transmitido pelo mesmo vírus da catapora. Esse tipo de herpes não é transmissível, e pode ser evitado com uma vacina (deve ser prescrita pelo médico, e o mesmo saberá do que se trata). Ressaltando ainda que para esse tipo de herpes são existentes medicações específicas de uso oral.
Herpes –
Família: Herpesviridae
Subfamília: Alphaherpesvirinae
Grupo: Grupo I (DNA)
Gênero: Simplexvirus
Espécie: Herpes simplex vírus 1 (HSV-1)
Espécie: Herpes simplex vírus 2 (HSV-2)
Ainda não há cura para a herpes, ressaltando que não é existente nenhum tipo de tratamento especifico para tratar a doença. Embora a doença possa ser controlada através de medicamentos anti-virais, que auxiliam no controle da deflagração da atividade do vírus.