A herpes genital é uma doença causada pelo vírus herpes simplex II, a doença causa bolhas dolorosas que geralmente se abrem nos órgãos genitais tanto do homem quanto da mulher.
Geralmente o contagio pode ocorrer através do contato íntimo dos genitais durante a relação íntima, ou a partir do contato da área anal ou da boca e mãos que estejam infectadas.
Quando o indivíduo é infectado, o vírus permanecerá no seu corpo pelo resto de sua vida.
Geralmente a doença pode permanecer em estado latente, ou seja, em um determinado período não apresentará sintomas.
Embora, em algumas situações o vírus poderá se tornar ativo, tais como, tensões emocionais, relações sexuais cujo não há lubrificação suficiente, uso de roupas apertadas entre outras.
Sintomas :
- Feridas (bolhas) dolorosas na área genital, nas coxas e nádegas;
- Febre
- Coceira
- Mal-estar de forma geral
- Dores musculares
- Dor ao urinar
- Corrimento vaginal
- Dor durante a relação sexual
- Dificuldade para urinar
- Sensibilidade na virilha
- Crescimento de caroços/feridas com pus na área da virilha
É importante lembrar que embora a doença apresente todos esses sintomas sitados logo acima, em algumas pessoas (infectadas) não são apresentados
quaisquer tipos de sintomas. Lembrando também que geralmente os sintomas se apresentam com mais força durante a primeira erupção.
Diagnóstico :
O diagnóstico pode ser feito através de exames laboratoriais do líquido de uma das feridas ou das células.
Tratamento :
A herpes genital é uma doença que não tem cura, pois o vírus herpes simplex II permanece no organismo do indivíduo infectado. Embora o médico possa prescrever alguns medicamos que ajudaram a amenizar os sintomas da doença.