A história do Dia das Bruxas (Halloween) tem mais de 2500 anos, esse festividade comemorativa surgiu entre o povo Celta, pois os mesmos acreditavam que no último dia do verão (dia referente à 31 de outubro), os espíritos se deslocavam dos cemitérios para tomar posse dos corpos das pessoas vivas. Sendo assim, os celtas utilizavam objetos assustadores (ossos decorados, caveiras, aboboras decoradas) como espécime de amuleto, cujo o principal objetivo era o de afastar os espíritos.
Por ser uma festa pagã, na Europa durante o período da Idade Média o Dia das Bruxas (Halloween) foi uma comemoração festiva condenada. Portanto na Idade Média aquelas pessoas que comemoravam o Halloween eram perseguidos e condenados à fogueira pela Inquisição. A igreja então cristianizou a festa, criando o Dia de Finados, tentando diminuir as influências pagãs.
Símbolos do Halloween:
- Bruxas
- Fantasmas
- Caveiras
- Zumbis
- Monstros
- Gatos negros
No Brasil o Dia das Bruxas/ Halloween chegou ao nosso país através da influência da cultura americana, vinda principalmente pela televisão e através dos cursos direcionados a língua inglesa.