O feijão é o nome genérico utilizado para denominar uma semente do Reino: Plantae, da Ordem: Fabales, da Classe: Magnoliopsida, da Família: Fabaceae. Este tipo de semente se caracteriza principalmente pela ocorrência do fruto do tipo legume, que também é denominado como vagem.
No Brasil é existente uma grande variedade de tipos de feijão, comumente os mais consumidos são: feijão preto, feijão carioca, feijão branco, feijão de corda, feijão fradinho, feijão bolinha, feijão rajado e feijão rosado .
O feijão é um alimento rico em proteínas vegetais, além de ser bastante nutritivo, saboroso, e o consumo do mesmo proporciona diversos benefícios a saúde. Esta semente/alimento também oferece versatilidade quanto a tua maneira de preparo.
Em praticamente todos os Estados brasileiros o feijão é consumido diariamente, além de ser o alimento base de algumas receitas, tais como: acarajé (prato típico do Estado da Bahia), feijão tropeiro, feijoada, baião de dois, tutu à mineira, dobradinha dentre vários outros.
Propriedades Nutricionais do Feijão:
- Rico em zinco;
- Rico em cobre;
- Rico em fibras;
- Rico em Proteínas;
- Rico em Ferro;
- Rico em Cálcio;
- Rico em Potássio;
- Rico em Fósforo;
- Rico em magnésio;
- Rico em Carboidrato;
- Fonte de Vitamina do Complexo B1;
- Fonte de Vitamina do Complexo B2;
- Fonte de Vitamina do Complexo B3;
- Fonte de Vitamina do Complexo B9.
Principais Benefícios relacionados ao consumo do feijão:
- Por ser Rico em Fibras, o consumo do feijão auxilia na diminuição do risco de doenças como o diabetes, doenças cardiovasculares, colesterol dentre outras;
- Por ser Rico em Carboidratos, o consumo do feijão auxilia na melhora do funcionamento do sistema nervoso.
- O consumo do feijão auxilia na prevenção e no tratamento da Anemia, pois o mesmo é uma excelente fonte de ferro;
Curiosidade:
O Feijão Carioca possui essa denominação por possuir listras que se assemelham/lembram o Calçadão de Copacabana (Ponto de interesse do Rio de Janeiro).