O anticoncepcional é um método contraceptivo bastante eficiente e prático. Más para que este método contraceptivo mantenha de maneira adequada a sua eficiência, é necessário seguir algumas “regras”, tais como, evitar o uso de medicamentos sem prescrição médica (alguns medicamentos podem comprometer a eficacia do anticoncepcional), manter um horário habitual para a toma do anticoncepcional, evitando atrasos, pois os atrasos principalmente se consecutivos podem comprometer de maneira significativa a eficacia do mesmo, podendo ocasionar em uma possível gravidez indesejada.
Ao atrasar consecutivamente a toma do anticoncepcional, é indicado suspender o uso do mesmo, evitando manter relações intimas sem o uso do preservativo, e ainda procurar a orientação e o auxilio de um médico ginecologista. Pois o mesmo poderá indicar outro tipo de anticoncepcional (pois provavelmente o outro habitual será suspenso).
Além do uso do anticoncepcional é indicado manter o uso do preservativo em todas as relações intimas, pois o anticoncepcional auxilia evitando uma possível gravidez indesejada, mas o preservativo protege prevenindo o contagio de diversas doenças, principalmente das DSTs.