O alunos do estado do Rio de Janeiro, lutaram ate que conseguiram o desconto da passagem de ônibus e metro. Antes eles pagavam o valor normal, porém depois de tanta luta e sofrimento, conseguiram o passe livre. Porém isso só é valido para os alunos da rede pública. E assim como eles, os alunos das faculdades estão tentando ganhar o direito de ter o passe livre por completo, pois até o exato momento, eles só conseguiram, a metade. Porém a luta deles não acabou, eles querem ser aceitos, assim como os alunos da grande Goiânia, que desde o início de setembro do ano de 2013, ganharam o direito de circulação gratuita.
Para esses alunos de escola pública, estarem adquirindo o cartão do passe livre e necessário que eles procurem uma agência da Super Via é levem os seguintes documentos, logo a seguir. Assim que entregue todos os documentos, o cartão pronto, só será entregue após dois dias úteis. Então não vai demorar muito, só vai depender da boa vontade do aluno ou então do responsável por ele.
Identidade ou documento com foto, para aqueles que já são maiores de 18 anos.- Certidão de nascimento, para aqueles que ainda não possui o registro geral.
- Uma declaração da escola, possuindo até 30 dias de validade.
- É um comprovante de residência atual, no caso dos últimos três meses.
Caso você já possua 21 anos, lembre- se de que o nome, do comprovante de residência, deve estar no nome do requisitante, no caso, no seu nome. E já no caso de ser, menor de idade, o comprovante deve de estar no nome dos pais ou então do responsável legal. Então o quanto antes todos os documentos forem agilizados, mais rápido o aluno, poderá usufruir de seus direitos.
Atenção: O nome do estudante deve constar na listagem em que a escola enviar, para a Super Via. Caso ele não se encontre lá, entre em contato direto com a secretária da escola e resolva o mais rápido possível esse problema.
E para que eles consigam estar utilizando esse cartão é bem simples. Basta está devidamente uniformizado, apresentar a carteirinha estudantil caso tenha e o cartão, que prove, que ele é habilitado pela empresa que oferece esse serviço. Estando assim e dentro das mediações que estão apresentadas no cartão, que é dentro da localização entre a escola e residência e também durante o período escolar, o aluno conseguirá o passe livre . E lembrando que isso, só vale nos dias de aula.