Para aprender a tocar o piano é necessário ter um, ou ter onde tocar. O segundo passo é saber se o instrumento está bem afinado. Em seguida basta aprender os comandos básicos e prestar atenção em todos os sons que ele faz.
Funcionamento
O piano tem 88 teclas e entre discernimos as cores brancas e pretas.
> Teclas brancas são chamadas naturais pelo fato de, quando pressionadas, exaurirem o som de uma nota natural.
> Teclas pretas são chamadas de acidentes pelo fato delas fazerem uma nota de sustenido ou bemol quando pressionadas.
E entre as notas encontra-se as mais conhecidas: Dó, Ré, Mi, Fá, Sol, Lá, Si. E não para por aí, ainda é possível encontrar os acordes que, ao contrário das notas, podem ser muitos mas possui quatro que são os principais: principal, secundário, diminuído e aumentado.
Formas de Aprender
A primeira e a mais prática é contratando um instrutor, porque aprender a tocar piano não é fácil e querer aprender sozinho é uma missão impossível. Piano exige paciência e dedicação. Mas atenção, não vai sair por ai contratando qualquer pessoa, veja o currículo do profissional.
Segunda maneira de aprender é dedicar bastante comprando livros ilustrativos para aprender a ler partitura, como tocar escalas, progressões de acordes básicos e canções simples.
A terceira opção é treinando em um teclado, caso não tenha um piano à disposição, pois o instrumento muito se assemelha ao piano ele parece bastante com o piano, apesar de possuir poucas notas.
A quarta e última opção é assistir vídeos, pois por meio dessas aulas interativas você terá uma noção básica de ouvido, movimento e colocação. A posição do corpo, coluna ereta, posição dos punhos sobre os teclados são importantes.