A técnica de exercício pilates vem sendo adotada por muitas pessoas, que comumente fazem essa escolha por causa dos grandes benefícios que a atividade física pode proporcionar. Desenvolvido por Joseph Pilates, nos anos finais do século 20, todo o processo do pilates reúne técnicas diversificadas que sofreram influências da meditação, do yoga e até mesmo das artes marciais.
O pilates trabalha como todo o corpo, auxiliando no auto controle, na perda de peso, além de trabalhar a concentração e a respiração. O músculos se tornam mais firmes, alongados e fortalecidos. Também proporciona o condicionamento da postura adequada e mantém saudável as articulações.
Os resultados são rápidos e criam um condicionamento ideal para as pessoas que o praticam. Inicialmente deve-se frequentar uma academia que disponha desse tipo de exercício e ainda oferece acompanhamento de um especialista de pilates, logo quem pratica estará apto a fazer ambientes menos agitados.
Para fazer o pilates é importante seguir algumas dicas básicas que contribuirão para alcançar o bem estar físico e mental.
- Deixar a região lombar bem apoiada no chão e em seguida traga o queixo para o peito e olhando para o umbigo sem deixar com que os abdominais relaxem.
- Expire devagar pela boca ao manter os movimentos de pernas e braços;
- Sempre repita as cessões continuamente;
- Inspirar devagar pelo nariz, quando fizer os movimentos;
- Os exercícios de pernas estendidas, deve ser feito com abdominais contraídos, ombros
- relaxados e pernas fixadas no chão.
- Controle em cada movimento a contração do abdômen, não possibilitando a oscilação de tronco e quadris.