A disciplina da Matemática se faz presente na humanidade desde os tempos antigos, onde surgiu como forma de suprir as necessidades cotidianas do homem. Percebeu que tudo o que possuía ao longo dos anos, deveria ser computado, assim criou ferramentas lógicas para enumerar e calcular seus bens, posses, territórios e etc.
A matemática como instrumento de extrema utilidade acabou sendo convertida em um sistema amplo de variedades, com uma imensa extensão de disciplinas. A matemática é portanto, umas das ramificações científicas capaz de refletir nos conhecimentos sociais, a forte influência no mundo, bem como o domínio da natureza.
Na vida escolar, quando uma criança inicia seu processo de alfabetização, deve não somente aprender a língua materna, que no caso é o português, também adquire aprendizado da linguagem de matemática, para construir seu conhecimento a partir das diferentes etapas do processo de desenvolvimento.
Para ser efetivo, o ensino/aprendizagem da disciplina de matemática deve ser bem elaborado nas escolas, para que os alunos não apresentem futuramente qualquer dificuldade que os impeçam de continuar a construção de seu pensamento lógico abstrato. Do contrário poderá adquirir desvios deficientes quanto ao raciocínio matemático.
Para aprimora o ensino da matemática, os educadores podem utilizar de várias técnicas lúdicas, como jogos e brinquedos direcionados de forma pedagógica dentro da sala de aula. Essa atitude didática desperta maior interesse dos alunos, além de ter como objetivo principal o estímulo dos alunos na construção do pensamento lógico-matemático e ao mesmo trabalhar incentivando o convívio social entre todos.
É importante frisar que professor necessita priorizar o ato de motivar o aluno em manter seu pensamento autonomamente ativo, isso em todos os tipos de situações que puder propor. Assim, a mesma poderá sobressair em qualquer problema matemático utilizando as técnicas matemáticas de raciocínio lógico.
A partir da prática dessa metodologia, juntamente como diferentes recursos didáticos inovadores, toda pessoa poderá sair da escola ou faculdade com facilidade em pensar ativamente, pois foi estimulada a desenvolver essas habilidades. Sua estrutura mental será capaz de solucionar questões distintas de forma racional e absolutamente correta.