A poluição que encontramos nos dias de hoje é um dos fatores mais preocupantes que muitas pessoas vem tendo. Pois esta poluição acabou causando diversos efeitos colaterais na terra. Pode-se dizer que, quase tudo aquilo que é natural está acabando devido a ação do homem. E pensando nisso, alguns países e grupos estão se conscientizando e tentando buscar meios de melhorar a qualidade de vida tando do meio ambiente quanto humana.
E uma das áreas em que eles estão bastante focados é na despoluição dos rios pois é ali que se encontra a essência da vida, a água. Porém, ainda há com o que se preocupar com o crescimento desordenado das cidades, a falta do tratamento de esgoto e outros fatores.
E para que a população tenha noção dos acontecimentos, nos últimos tempos a Comissão Mundial de Águas realizou uma pesquisa e revelou o resultado, mostrando que de entre os 500 maiores rios do mundo, mais da metade deles ainda sofrem com graves problemas de poluição. E que tal caso está provocando a escassez de água potável, não somente devido a isso, mas também por causa do mal uso.
E para que haja a despoluição dos rios é necessário investimento do governo e o principal, a conscientização da população. No mais, não basta somente com que o governo trabalhe com um meio de melhorar o sistema de captação de esgoto e manter os locais limpos, também é necessário que as indústrias e outros polos sejam multados e não poluam as águas dos rios e lençóis freáticos.
Enfim, a despoluição é o nome dado ao conjunto de processos e técnicas que são adotados com intuito à eliminação da poluição que se encontra em uma região. E para quem tem curiosidade em saber se o Brasil já começou essa ação, saiba que sim. Pois, assim como os rios Tâmisa ( que corta a cidade de Londres), Reno ( cortando a Europa de Norte à Sul) e o Sena ( que passa por Paris), o rio Tietê na cidade de São Paulo já está passando pelo processo de despoluição.