O Tema ” Desenvolvimento Sustentável” foi criado pela ONU (Organização das Nações Unidas), com o intuito de melhorar o problema que se agravou no decorrer dos anos- a poluição do meio ambiente como um todo. E para isso, o seu conceito abrange várias áreas, mas mantém seu foco principal, que está voltado para o crescimento econômico, qualidade social e a proteção do meio ambiente.
Mas o seu objetivo geral condiz em satisfazer as necessidades da geração atual, logo pode-se dizer que se trata de uma preparação do mundo, para nova nação, ou seja, para os nossos: filhos, netos, sobrinhos ou algo do gênero. E não para por aí, pois em meio ao desenvolvimento desse projeto, digamos assim, deve-se encontrar maneiras de possibilitar, a nova geração atingir um nível satisfatório de desenvolvimento, tanto social, econômico, cultural e de todos os recursos vindos da terra, para que no fim, haja uma preservação total e satisfatória do mesmo.
E para que esse desenvolvimento, seja alcançado, os países terão que se planejar e reeducar as pessoas que habitam em seus meios, ou seja, cada representante terá de fazer com que seus colegas, se mantenham com hábitos sustentáveis, e que o mesmo, não seja favorável somente para ele, mas sim, para todos.
E para que o desenvolvimento sustentável seja realizado como um todo, é preciso que:
. Que haja um sistema político, que assegure a efetiva participação dos cidadãos no processo decisório, para que tudo consiga se desenvolver com maior facilidade e dentro do prazo estipulado.
. Que se tenha um sistema econômico capaz de gerar excedentes com bases confiáveis e constantes, para que não haja ganhos e muito menos benefícios em cima daqueles que são menos desfavoráveis do mesmo.
. Que tenha sistema social, para resolver as tensões causadas por um desenvolvimento não- equilibrado.
. Que se tenha um sistema de produção que respeite a obrigação de preservar a base ecológica do desenvolvimento.
. Que o sistema tecnológico busque constantemente novas soluções, sem prejudicar a saúde do mesmo que vem sendo desenvolvida.
. Que seja criado um sistema internacional como um todo estimule padrões sustentáveis de comércio e financiamento.
. E que por fim, se tenha um sistema administrativo flexível e capaz de autocorrigir-se.
Enfim, o conceito plantado por todos, não diz respeito apenas do impacto da atividade econômica no meio ambiente, mas sim, das consequências que essa relação pode vir trazer para a qualidade de vida e no bem-estar da sociedade, tanto presente como futura.